16/12/2015 - 17:07

COMPARTILHE

Campanha de arrecadação de livros coleta 10 mil exemplares em um mês

16/12/2015 - 17:07

Campanha de arrecadação de livros coleta 10 mil exemplares em um mês

Desenvolvida a partir de uma parceria com a ONG Ação da Cidadania e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a campanha Fome de leitura, lançada pela Caarj em novembro a fim de arrecadar livros voltados para os públicos infantil e juvenil obteve, em um mês, a marca de 10 mil exemplares doados.
Segundo o presidente da Caixa, Marcello Oliveira, a ideia da campanha era contribuir de forma qualitativa na luta pela erradicação do analfabetismo funcional. Para isso, foram instalados inicialmente pontos de coleta em 28 locais, entre subseções, casas do advogado, fóruns e unidades do Ciee.

“Tínhamos uma perspectiva modesta, de arrecadar 1.500 livros, mas a adesão foi muito positiva, não só da advocacia mas também das editoras”, disse ele na formalização da parceria, realizada dia 23 de novembro, anunciando que, diante da grande participação, seria promovida também uma “competição saudável” entre as subseções: “As participantes serão avaliadas num ranking solidário e a que arrecadar mais livros irá receber uma biblioteca jurídica montada pela Caarj”.

A participação das editoras parceiras contou muito para a boa arrecadação: a Imprensa Oficial doou seis mil livros. “Essa campanha já superou em muito nossas expectativas, sinal de que acertamos em cheio no tema e em seus objetivos. Nossos sinceros agradecimentos aos que tornaram isso possível, especialmente à Imprensa Oficial e à Zit Editora”, afirmou o presidente da Caarj.

O imortal Arnaldo Niskier e a escritora Bia Bedran são os padrinhos da campanha, que tem também a autora Thalita Rebouças como parceira, tendo doado exemplares de suas obras. Fazem parte ainda dos apoiadores o Instituto Pró-Livro, a Aliança Francesa, a Câmara Brasileira do Livro e as editoras Zahar, Bertrand/Record, Rocco, Sextante, Ediouro e Nova Fronteira. A escola A Chave do Tamanho também participou com uma arrecadação itinerante.

A campanha Fome de leitura programou a coleta até o início do recesso judiciário, apresentando seus resultados finais em janeiro. De acordo com o assessor especial da Ação da Cidadania, Daniel Souza, a ONG tem a intenção de aproveitar a experiência para expandir a iniciativa a outros estados.
 

Abrir WhatsApp