16/12/2015 - 16:11

COMPARTILHE

Compliance e mercado de seguros em palestra

16/12/2015 - 16:11

Compliance e mercado de seguros em palestra

A Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social dos Gastos (CSGP) da OAB/RJ promoveu, dia 25 de novembro, a palestra O mercado de seguros na era do compliance. “É difícil estabelecer parâmetros, porque a questão do compliance já faz parte da vida de muitos setores que são regulados. Mas com a vinda da lei anticorrupção, entre outras, a questão da conformidade ganhou uma proporção universal. Espero que a parceria entre a Ordem e o mercado de seguros, que resultou nesse evento, traga muitos frutos”, afirmou Yuri Sahione, presidente da CSGP.

Um dos palestrantes, o advogado Carlos Furtado abordou a questão da estrutura do mercado segurador e do criminal compliance. “Essa é uma tendência mundial, e não apenas da atividade empresarial brasileira. O mercado não poderia ficar de fora, ainda mais porque ele é todo regulado. Uma instituição em compliance é aquela que está adequada à regulamentação interna e externa, bem como à legislação e às normas dos órgãos reguladores. O criminal compliance existe para afastar riscos a que a sociedade empresarial estaria sujeita”, explicou Furtado. 

Já a advogada Ana Carolina Mello defendeu a necessidade da adesão dos integrantes das empresas aos programas de compliance. “Estamos falando também em rediscutir as bases e fundamentos da empresa. É muito mais fácil tornar um programa de integridade efetivo se, na base da pirâmide corporativa, o subscritor do risco entender que precisa dar efetividade, cumprir as normas internas, as leis, porque isso irá gerar um valor agregado e mitigar uma série de riscos”, disse. Os outros palestrantes foram Phillipe Mallet, Edgard Bordini, Andrea Souza, Jorge Sodré e Gustavo Fontainha. 

Abrir WhatsApp