16/12/2015 - 16:11

COMPARTILHE

Guarda compartilhada é benéfica para crianças, defende especialista

16/12/2015 - 16:11

Guarda compartilhada é benéfica para crianças, defende especialista

As mudanças no Direito de Família trazidas pela Lei 13.058/2014, que fortaleceu a guarda compartilhada dos filhos para pais que não moram juntos, e os perigos da alienação parental foram tratados no debate realizado no dia 3 de dezembro com especialistas da área, em evento promovido pela Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ.

Juíza da 1ª Vara de Família de Cuiabá (MT), Angela Gimenez explicou os principais conceitos da guarda compartilhada, modelo que, segundo ela, se tornou a tendência mais forte adotada pelo Judiciário no caso de genitores que moram em lares separados. A magistrada citou estudos médicos comprovando que o modelo é benéfico para a saúde das crianças: “Elas passam a dormir melhor, a ter um desenvolvimento escolar melhor, a ter menos crises de ansiedade e várias outras questões de ordem física e psicológica”. Em relação à alienação parental, Gimenez destacou o problema das falsas acusações de abuso sexual por parte de um genitor ao outro.

Após a explanação da juíza, os participantes debateram a matéria. Falaram no evento a promotora de Justiça da 1ª Vara Criminal de Madureira Patrícia Pimentel; a mestre em psicanálise Lenita Duarte; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), Luiz Cláudio Guimarães; além do advogado e membro da CDCA e do IBDFam Paulo Halegua. O presidente da comissão, José Pinto Soares de Andrade, presidiu a mesa. 
 

Abrir WhatsApp