16/12/2015 - 16:20

COMPARTILHE

Livro aborda vitimologia na contemporaneidade

16/12/2015 - 16:20

Livro aborda vitimologia na contemporaneidade

Integrantes da Comissão de Política sobre Drogas (CPDr) da OAB/RJ e da Sociedade Brasileira de Vitimologia (SBV) lançaram, dia 18 de novembro, na sede da Seccional, o livro Vitimologia na contemporaneidade. A obra traz textos sobre vítimas de violência, de arbitrariedades, de discriminação, entre outros. Alguns autores, como Ester Kosovski, Elida Séguin, Leonardo Ferraro, Selma Aragão, Orestes Manoel da Silva e Tibério Machado, apresentaram seus trabalhos na ocasião.

O presidente da comissão, Wanderley Rebello Filho, fez um resumo dos temas abordados e destacou os aspectos mais latentes na sociedade hoje. “Há vítimas que sofreram os efeitos e não fizeram nada para contribuir para o crime, como é o caso das atingidas por balas perdidas no Rio de Janeiro, ou aquelas do atentado no Bataclan, em Paris. A vitimologia hoje em dia é um exercício diário, as situações se reproduzem em todos os cantos, de todas as formas”, afirmou.

Elida Séguin falou sobre a morte na sociedade atual. “Tanto no começo quanto no fim da vida existem lágrimas e situações de vitimização. Vejam as crianças nascendo com patologias. A morte pode igualar, mas a doença certamente aprofunda as diferenças e vitimiza cada vez mais”, disse ela. Já a ex-presidente da SBV Selma Aragão abordou a vitimização da mulher. “Não podemos mais trabalhar a teoria apenas, temos que atuar na vitimização in loco, na prática. Sabemos o que podemos propor aos poderes estabelecidos. Hoje quem faz o trabalho não é só o Estado, são também os movimentos sociais”, completou.
 

Abrir WhatsApp