16/12/2015 - 12:49

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Os planos para o triênio

16/12/2015 - 12:49

Os planos para o triênio

Diretoria eleita estabelece como pilares da gestão 2016-2018 a preparação para as mudanças no CPC, a interligação administrativa entre a Seccional e as subseções, a plena inclusão digital e o fortalecimento da defesa das prerrogativas. Na Caarj, a meta é ampliar os serviços.

Vice-presidente:


Cramer aponta necessidade de preparar para CPC
Um dos grandes desafios a serem enfrentados nos próximos anos será a preparação da advocacia para as mudanças no Código de Processo Civil (CPC). Essa é a opinião do vice-presidente reeleito, Ronaldo Cramer, que como processualista e professor da matéria acompanhou de perto a gestação da lei. “O novo CPC consagrou várias conquistas pelas quais vínhamos lutando há muito tempo, sobretudo em relação aos nossos honorários e garantias processuais. No entanto, como traz inovações para tentar resolver os principais problemas do sistema de Justiça, precisa ser estudado e compreendido pelo advogado. Quem não o conhecer terá grande dificuldade de exercer a profissão”, afirma.

Cramer destaca ainda o processo eletrônico e as prerrogativas. “Pretendo ajudar o presidente Felipe a organizar e implementar um grande programa de capacitação para o novo CPC, com cursos, palestras e aulas online, levando essas iniciativas para todas as subseções. Ainda temos o processo eletrônico, que, na próxima gestão, deverá ser implantado na primeira instância. Também não posso deixar de mencionar a defesa das prerrogativas dos advogados. Independentemente do que já se fez, essa tem que ser sempre a nossa principal pauta”.
 
Secretário-geral:

Marcus Vinicius: administração com subseções
A secretaria-geral da Seccional tem diversas funções estatutárias, seja nas sessões do Conselho, na administração da entidade, na relação com os funcionários, entre outros. Na próxima gestão, o secretário-geral reeleito, Marcus Vinícius Cordeiro, pretende incluir nessa lista a organização conjunta da administração da Seccional e das subseções. “Ainda não fizemos essa interligação com os secretários-gerais das subseções, que poderia, por exemplo, ajudar a unificar procedimentos em relação ao funcionalismo, criar novas formas de administrar. Nessa gestão temos a perspectiva de unificar esse trabalho, talvez instigar junto ao Conselho Federal a realização de uma reunião com os secretários das seccionais”, propõe.

Para Marcus Vinícius, a atual gestão consolidou o processo de reinauguração da Ordem como instrumento da cidadania e da advocacia. “É preciso entender o que o advogado quer, quais suas demandas. Ser o porta-voz junto aos poderes constituídos, principalmente o Judiciário. Devemos estar atentos a formas de a Ordem contribuir para melhorar a prestação dos serviços, a formação profissional”, pondera.
 
Secretária-adjunta:

Ana Amelia visa inclusão digital plena da advocacia
A capacitação dos colegas para a atuação no âmbito do processo eletrônico é um trabalho cotidiano da secretária-adjunta eleita, Ana Amelia Menna Barreto – que, além de especialista em Direito Digital, exerce atualmente o cargo de diretora de Inclusão Digital da Seccional. “A OAB/RJ sempre se destacou por suas iniciativas de vanguarda, e nesse caminho intensificaremos as ações para se atingir a inclusão digital plena da advocacia. Serão oferecidos novos formatos de capacitação para dispositivos móveis, equipamentos, segurança da informação e ferramentas digitais que facilitam a vida profissional do advogado ponto.com”, anuncia.

Ana Amelia explica ainda que os colegas do interior passarão também a ser atendidos pela Escola de Inclusão Digital, com os cursos básicos e os novos modelos de capacitação. “Passaremos a focar na inovação, adotando e criando aplicativos e soluções voltadas para as necessidades da advocacia em meio digital. Também pretendemos organizar uma grande feira, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2016. Os colegas podem contar sempre com nosso compromisso inabalável de trabalho pela advocacia em meio digital”, completa.
 
Tesoureiro: 

Luciano anuncia Portal da Transparência

As prerrogativas e a transparência serão os pilares fundamentais da Tesouraria da Ordem para a próxima gestão. “Vamos criar o Portal da Transparência da OAB/RJ, além de dar continuidade à implementação do plano de gestão que começou há três anos. A ideia é que nessa próxima administração iniciemos o processo de redução gradativa da anuidade”, afirma o tesoureiro reeleito, Luciano Bandeira.

Ele explica que as prerrogativas serão prioridade absoluta no próximo triênio. “Sem abandonar o projeto OAB Século 21 e outros da casa, as prerrogativas serão o foco principal do trabalho. Vamos ampliar o poder efetivo de atuação da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap), com mais investimentos. Da mesma forma que a Seccional levou infraestrutura a todos os lugares do estado, faremos agora uma espécie de OAB Século 21 na Cdap”, compara. Dessa forma, as subseções terão suas comissões fortalecidas para atuar diante de qualquer violação. “Em todos os pontos do Rio de Janeiro, o órgão estará aparelhado para atuar da melhor forma possível na defesa do exercício profissional. Como isso depende de alocação de verbas, estarei à frente desse processo”, conclui.
 
Presidente da Caarj

Marcello pretende expandir serviços de lazer da Caixa
Marcello Oliveira assumiu a Caarj em 2013 com a promessa de remodelar a entidade com uma série de novos projetos. Assim o fez. Sob o slogan Mais do que você imagina, levou serviços para além do exercício profissional dos colegas, dividindo-os em eixos de atuação que contemplam não só a assistência social, mas também os momentos de lazer, saúde e bem-estar.

“Houve uma redefinição do papel da Caarj. Nós traçamos esse objetivo e atingimos. Precisávamos distinguir os serviços que eram oferecidos para os advogados, para que a imagem da Caixa não fosse confundida com o papel da Ordem”, explica Marcello, destacando ações como a Prevenção itinerante, que este ano, pela primeira vez, percorreu todas as subseções; a criação das Tendas Bem estar e as inovações do Eixo Cultural.

Para os próximos três anos, ele pretende expandir os serviços, interagindo cada vez mais com os colegas para criar ações voltadas às demandas específicas. “Queremos reproduzir também o modelo do Clube dos Advogados, em Maricá,  criando novas unidades. No mais, o que pudermos imaginar de atividades de lazer nós procuraremos trazer para os advogados e suas famílias”.
 
 

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