16/12/2015 - 16:23

COMPARTILHE

Seminário na OAB/RJ trata de consumo de animais

16/12/2015 - 16:23

Seminário na OAB/RJ trata de consumo de animais

Os benefícios da adoção do veganismo – alimentação sem consumo de qualquer produto de origem animal – para a saúde, meios alternativos de testes científicos para que se evite o sofrimento de animais confinados e outras opções ao seu uso para consumo, pelo menos na proporção atual, foram expostas no seminário Consumo consciente, promovido pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, no dia 2 de dezembro.

“Os animais que mais sofrem no Brasil hoje não são os domésticos, são os usados para consumo. Temos uma estimativa de seis bilhões deles sendo abatidos por ano no país, isso sem considerar os que estão confinados em laboratórios de pesquisas. O sofrimento desses animais tem uma ligação direta com o que a sociedade tem demandado em relação ao consumo”, explicou a coordenadora da subcomissão de Educação da CPDA, Roberta Lemgruber, que organizou o evento junto com o presidente do grupo, Reynaldo Velloso.

Autor do livro Revolução vegana, Eduardo Corassa explicou, historicamente, como foi adotado esse tipo de alimentação, mostrando a crueldade da produção de alimentos de origem animal. Já a médica pediatra Laura Ohana, especialista em Nutrologia, apontou os riscos da alimentação onívora: “Há uma infinidade de estudos científicos que não só aceitam a alimentação vegana, como mostram que ela é benéfica. Só a alimentação vegetariana já leva à melhora do colesterol, à redução do risco de doenças cardiovasculares e do risco de morte por infarto”, observou. Fundadora do projeto Beleza Orgânica, que discute a beleza sob o ponto de vista da sustentabilidade, Renata Serejo destacou os métodos alternativos para evitar o uso de animais em laboratórios. 

Abrir WhatsApp