03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Colégio de Presidentes abre fase de mudanças e novos investimentos nas subseções

03/08/2018 - 20:59

Colégio de Presidentes abre fase de mudanças e novos investimentos nas subseções

Colégio de Presidentes abre fase de mudanças e novos investimentos nas subseções

 

Em clima de diálogo, foi anunciado um planejamento conjunto das ações, que inclui a promoção de cursos telepresenciais

 

 

A edição de 2010 do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RJ aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de maio, com pauta voltada para a decisão conjunta dos investimentos a serem feitos até o fim da gestão. Na abertura, o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio (Caarj), Felipe Santa Cruz, saudou os 25 novos presidentes de subseções, eleitos no final de 2009, e explicou a ausência do presidente da Seccional, Wadih Damous, que viajou à Costa Rica para acompanhar, na Corte Intera-mericana de Direitos Humanos, a audiência pública do primeiro julgamento internacional contra o Brasil por crimes cometidos durante a ditadura militar (ver matéria na pág. 7).

 

"A Campanha pela Memória e pela Verdade devolveu o protagonismo da OAB nas grandes questões nacionais", disse Felipe, sendo sucedido pelo vice-presidente da Seccional, Sergio Fisher. "Wadih gostaria muito de estar presente aqui hoje, mas de fato a audiência é importantíssima. Tenho a honra de representá-lo", salientou Fisher.

 

Durante o encontro, o diálogo entre os presidentes de subseções e os membros da diretoria da Seccional deixou em relevo a busca pela concretização de objetivos comuns. Felipe traçou as diretrizes do DAS para o triênio 2010/2012 e  garantiu a continuidade do projeto OAB Século 21: "Já compramos 50 computadores para as salas dos advogados. Queremos encontrar soluções para sedes que estão caindo aos pedaços", revelou ele, que ainda anunciou a realização de cursos telepresenciais por intermédio da TV OAB.

 

A importância de o Colégio contribuir para o delineamento e a execução de um planejamento estratégico foi sublinhada pelo diretor do DAS. "Nosso desafio será fazer um planejamento conjunto e trabalhar para atender às demandas. Vamos conferir a realidade de cada subseção", observou Felipe. Entre outras reivindicações, os presidentes de subseções cobraram da Seccional o compromisso com a manutenção do OAB Século 21; transporte gratuito para os advogados; auxílio com os problemas no Judiciário - especialmente em relação aos juizados especiais; Exame da Ordem em todas as cidades onde há subseções e mais autonomia para resolver problemas de advogados inadimplentes.

 

O conceito de planejamento também balizou a participação de Marcello Oliveira, tesoureiro da Seccional. Segundo ele, o encontro de fontes alternativas de receita permitirá que a austeridade no controle de gastos não iniba a realização de diversos projetos: "As salas da OAB são potenciais pontos de venda. Nossa intenção é oferecer as melhores condições para que o advogado possa trabalhar".

 

Em seguida, o procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, apresentou a proposta de implementação de Procuradoria nas subseções, de modo que tenham mais autonomia para entrar com representações na Justiça.  O projeto inclui a criação dos cargos de procurador-geral e subprocurador em cada subseção: "A ideia é descentralizarmos as funções da OAB/RJ, mas ao mesmo tempo estarmos em contato com os problemas jurídicos das subseções". Ronaldo disse ainda que o auxílio das subseções será fundamental na campanha Dignidade nos juizados, que será lançada em breve: "Já tentamos encontrar soluções para os juizados especiais, mas o que vemos é um princípio de caos. Se na capital os problemas são graves, nas subseções é bem pior".

 

O diretor-presidente da OAB/Prev, Álvaro Luiz Fernandes, por sua vez, expôs as vantagens do plano de previdência.  "Hoje, mais de 80 advogados já estão aposentados pelo plano em nosso estado", destacou. Mauro Araújo, gerente da ADV/Cred (a Cooperativa de Crédito dos Advogados do Rio), e o diretor-financeiro da entidade, José Antônio Galvão, apresentaram as vantagens da entidade, que presta aos advogados todos os serviços de um banco, além de oferecer juros abaixo dos praticados pelo mercado.


Abrir WhatsApp