03/08/2018 - 20:59

Exame de Ordem: Rio de Janeiro passa do 17º ao 4º lugar no ranking nacional

03/08/2018 - 20:59

Exame de Ordem: Rio de Janeiro passa do 17º ao 4º lugar no ranking nacional

Com 31,41% de aprovados, a OAB/RJ foi a quarta colocada no ranking das seccionais que participaram do 39º Exame de Ordem – os bacharéis do Ceará (41,60%), de Sergipe (39,41%) e da Bahia (34,43%) obtiveram,  respectivamente, as três primeiras posições. Entre os cursos do Direito de todo o país, o líder da lista entre as 647 instituições de ensino foi o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que aprovou 80% dos candidatos. Em segundo lugar, ficou a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com 78,57% de aprovação. Além da Uerj e da Unirio, outras duas universidades no Rio obtiveram altos índices:  a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que alcançou 75,57%, e  a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 69,58%.

A colocação do estado, se comparada com a de edições anteriores - como o 36º Exame, por exemplo, quando alcançou o 11º lugar - demonstra a melhoria da qualidade das instituições de ensino e da preparação dos alunos. Para o presidente da Comissão de Exame de Ordem, Mauro Abdon, o melhor desempenho dos candidatos fluminenses também reflete a seriedade com que a avaliação vem sendo encarada. Em sua visão, a confiança dos estudantes na seriedade da prova contribuiu para o quadro vitorioso. "Desde o início da gestão anterior, em 2007, trabalhamos para o aumento da seriedade do Exame, tanto com relação à cobrança quanto para impedir o vazamento das questões. Isso se reflete no resultado das provas. Hoje, os estudantes têm certeza de que o processo de admissão é republicano", afirma Abdon.

Novo valor da taxa de inscrição na prova foi determinada pelo Conselho Federal

A mudança no valor da taxa de inscrição para o 41º Exame de Ordem, que subiu de R$ 150 para R$ 200, deixou alguns candidatos insatisfeitos. A Comissão de Exame de Ordem da OAB/RJ lembra, no entanto, que o novo preço é uma determinação do Conselho Federal, que agora centraliza todas as etapas da realização da prova. Segundo Mauro Abdon, durante as conversas que definiram as modificações no Exame, a Seccional se manifestou de forma contrária ao aumento. "A Comissão pretende, inclusive, levar a reivindicação dos bacharéis à organização do Exame", adianta o presidente.