03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Tribuna livre

03/08/2018 - 20:59

Tribuna livre

Tribuna livre

 

A falta de organização e a lentidão no andamento dos processos foram os assuntos mais comentados pelos advogados ouvidos pela reportagem da TRIBUNA em visita às varas de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça.

 

 

Elogio

O atendimento nas varas de Fazenda Pública é ótimo. Não há o que reclamar. É claro que existe um atraso com as juntadas de petição e certa morosidade, mas esse é um problema comum a todas as esferas da Justiça.

 

Adriana Souza, advogada, 43 anos

 

 

Desorganização

É necessária uma melhora urgente nas varas de Fazenda Pública. A desorganização é absurda. Muitas vezes os processos somem ou os próprios funcionários demoram muito tempo para achá-los. Uma melhoria neste sentido tornaria a Justiça muito mais ágil.

 

Márcia Cristina Barreto, advogada, 37 anos

 

 

Lentidão

O andamento dos processos é muito lento, e a alegação é sempre a mesma: o acúmulo de trabalho. Resta a nós, advogados, acompanhar as causas sempre de perto e encarar esta morosidade. Não temos a quem reclamar.

 

Gerson Martins do Sacramento, advogado, 53 anos

 

 

Atendimento

As varas de Fazenda Pública não diferem muito das outras. O atendimento é precário, e alguns servidores inclusive destratam os advogados. Além disso, todos que advogam nestas varas reclamam da lentidão no andamento dos processos e dos cartórios sempre cheios.

 

Wellington Braz Coelho, advogado, 33 anos

 

 

Reclamação

Tenho um processo parado há mais de um ano e, quando faço uma reclamação, ou o juiz não está, ou o processo desapareceu ou alegam que estão atrasados por causa de ações com remédios. Isto não tem fundamento. Todos os meus processos nas varas de Fazenda Pública estão com problemas. É muito raro o  advogado conseguir despachar com um juiz.

 

Joelza Peixoto, advogada, 67 anos

 

 

Sumiço

As varas de Fazenda Pública são muito ruins. Os autos dos processos frequentemente não são encontrados pelos funcionários, que costumam nos dar as mais variadas e absurdas desculpas para esta desorganização. Isso compromete, e muito, a atuação de quem advoga aqui.

 

Yussef Júnior Lopes Kader, estagiário, 21 anos

 

 

Demora

As petições demoram no mínimo 90 dias para ir à conclusão, um verdadeiro absurdo. A morosidade é grande e o sumiço de processos, frequente. Isto, infelizmente, não ocorre só nas varas de Fazenda Pública. A Justiça, de modo geral, está caótica.

 

José Felício Gonçalves e Souza, advogado, 74 anos

 

 

Filas

A situação das varas de Fazenda Pública varia de uma para outra. Em algumas, o advogado perde muito tempo em filas para ser atendido ou esperando os servidores encontrarem os processos. Existem, porém, algumas nas quais se trabalha muito bem.

 

Aline Medeiros, estagiária, 29 anos

 

 

Informação

Em diversas varas, os advogados ficam mais de uma hora na fila e, quando conseguem ser atendidos, deparam-se com funcionários que não conseguem encontrar um processo e se recusam a dar uma certidão. Pedem para que voltemos no dia seguinte, quando a situação se repete.

 

Nathalie Muylaert de Torres, estagiária, 23 anos


Abrir WhatsApp