03/08/2018 - 20:58

COMPARTILHE

TRT: Fórum da Lavradio melhora atendimento com reorganização da pauta de audiências

03/08/2018 - 20:58

TRT: Fórum da Lavradio melhora atendimento com reorganização da pauta de audiências

TRT: Fórum da Lavradio melhora atendimento com reorganização da pauta de audiências

 

A reorganização da pauta de audiências implementada pelo diretor do Fórum da Rua do Lavradio, juiz Maurício Pizarro Drummond, tem ajudado a melhorar o serviço da Justiça do Trabalho. Ao notar que às segundas e sextas-feiras o movimento diminuía, assim como no turno da tarde ao longo da semana, Drummond propôs que as audiências passassem a ser agendadas nos horários livres. Grande parte dos magistrados aderiu à idéia e o projeto já começou a ser posto em prática. "Havia redução de movimento nestes dias, o que, aliás, é uma tradição na Justiça Trabalhista. Estamos procurando distribuir as audiências usando todos os dias e turnos da semana. Assim, teremos um movimento mais equilibrado de pessoas, menores filas, melhor funcionamento da vigilância e maior controle do edifício em caso de incêndio", explica.

 

Segundo ele, a situação no Fórum beirava o caos. Drummond conta que nos horários de pico o movimento chegava a quase dez mil pessoas nos corredores estreitos e sem acomodação adequada do prédio. O resultado podia ser visto nas enormes filas no rol de entrada para servidores, no longo tempo de espera pelos elevadores, e na aglomeração de pessoas nos corredores e nos banheiros. Para tornar a idéia uma realidade, ele ressalta que precisou de muita colaboração dos magistrados: "O juiz é dono de sua pauta de audiências. A lei diz que ele, dentro dos horários previstos para a atividade judicial, pode marcá-las quando bem entender. Fizemos um trabalho de convencimento para que harmonizassem seus horários, de forma a não olharem somente para o movimento processual de suas varas, mas para tudo o que funciona no mesmo prédio. Foi essa consciência coletiva que propiciou as melhorias".

 

Segundo Drummond, a novidade não vai prejudicar o andamento processual, já que deixa resguardadas as datas agendadas anteriormente. "As modificações serão sentidas pelos advogados paulatinamente, já que as emendas dos novos horários estão sendo implementadas de acordo com a disponibilidade das agendas de cada vara". Ele relata também que em breve a reorganização das pautas será aplicada no Fórum da Gomes Freire.

 

 

SAPWeb: Tribunal já zerou passivo de petições iniciais

 

O sistema de informática do TRT (SAPWeb), após meses de ineficiência e reclamações constantes da OAB/RJ, parece finalmente ter entrado nos eixos. Indício disso é o desempenho da Secretaria de Distribuição do Tribunal, que conseguiu zerar o seu passivo de petições iniciais e em andamento, bem como a distribuição e devolução de mandados.

 

Segundo Drummond, as falhas no sistema e a falta de serventuários eram as principais responsáveis pelo congestionamento na Secretaria, que já acumulava quase 30 mil petições represadas."O SAPWeb estava entrando em colapso, trabalhando de forma lenta, paralisando algumas vezes por dia, e por isso gastávamos até três vezes mais tempo. Todos os problemas foram resolvidos por empenho do presidente do Tribunal, desembargador Aloysio Santos, que criou uma Comissão para regularizar o sistema de informática. Hoje, o advogado tem certeza de que quando der entrada em uma petição, ela chegará às mãos do juiz no dia seguinte, e não um mês depois, como acontecia antes", comemora o diretor do Fórum.


Abrir WhatsApp