13/09/2016 - 14:58

COMPARTILHE

Livros do Mês

13/09/2016 - 14:58

Livros do Mês

A mediação no novo Código de Processo Civil
Escrito por membros da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) da OAB/RJ, o livro traz artigos abordando questões sensíveis da regulamentação da mediação pelo novo Código de Processo Civil (CPC), levando em conta a natureza e os princípios fundamentais desse método de resolução de conflitos. Em sua segunda edição, a obra examina também outras questões relevantes, como a relação da mediação com a arbitragem e a mediação nos casos em que há pedido de tutela provisória. Da editora GEN/Forense. Mais informações no site www.grupogen.com.br ou pelo telefone (11) 5080-0780.

Exercício da advocacia e lavagem de capitais
Coordenado por Heloisa Estellita, o livro demonstra como os temas “lavagem de capitais” e “exercício da advocacia” se cruzam em pontos como a intervenção do advogado na prática desse crime, o dever de reportar operações suspeitas e o sigilo profissional, e o recebimento de honorários maculados. A obra traz ainda as mais recentes mudanças na legislação e regulamentação de prevenção e combate à lavagem de capitais. Da editora FGV. Mais informações no site www.fgv.br/editora ou pelo telefone 0800-021-7777.

Manual dos MESCs – Meios extrajudiciais de solução de conflitos
O livro apresenta estudo aprofundado dos meios extrajudiciais para finalizar ou apaziguar conflitos, como arbitragem, conciliação, mediação, negociação, ouvidoria, ombudsman, rent-a-judge, dispute resolution board e consensual building, além de estudo sobre alteração da Lei 9.307/96, oferecendo ainda complemento online com instrumentos legais sobre o tema. De Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, a obra é publicada pela editora Manole. Mais informações pelo site www.manole.com.br ou pelo telefone (11) 4196-6000.

A LEF e o novo CPC: reflexões e tendências
Organizada pela juíza federal Fernanda Duarte, pelo procurador da Fazenda Nacional Gilson Bomfim e pelo advogado tributarista Janssen Murayama, a obra apresenta multiplicidade de visões sobre os efeitos, nas execuções fiscais e nas normas da Lei de Execução Fiscal (Lei 6.830/1980), da realidade processual estabelecida pelo novo Código de Processo Civil. Da editora Lumen Juris. Mais informações no site www.lumenjuris.com.br ou pelo site (21) 3933-4004.

Controle dos atos societários pelas juntas comerciais
A obra de Paola Domingues Jacob analisa o registro empresarial, trazendo aprofundamento teórico sobre questões como a função social do Registro Público de Empresas Mercantis e sua natureza jurídica, e a hermenêutica jurídica das decisões proferidas pelos agentes públicos no âmbito das juntas comerciais, entre outras. Da editora Lumen Juris. Mais informações pelo site www.lumenjuris.com.br ou pelo telefone (21) 3933-4004.

Ebooks

A descentralização da seguridade social
O trabalho mostra o caráter social da Constituição Federal de 1988 no amparo aos pobres e necessitados para garantir-lhes o Estado de Bem Estar e a efetivação da Justiça Social. A municipalização dos benefícios assistenciais e sua desvinculação do sistema de seguridade foi viabilizada na Carta. A autora, Arleide Braga, defende a criação da Lei de Responsabilidade Social com instrumentos hábeis para avaliar o gestor público municipal quando da violação dos direitos à existência humana. Da editora LTr. Mais informações e vendas pelo link: http://goo.gl/JvQpND

Modelos de peças do novo CPC
O autor Luiz Antonio Scavone Junior reúne as petições previstas no Código de Processo Civil como ferramenta para estudantes e profissionais que se deparam com a necessidade de consulta à estrutura das peças processuais no novo modelo do CPC. A obra estabelece premissas para o entendimento da estrutura das peças exigida pelo processo atual, com modelos de fácil compreensão e possibilidade de edição para utilização profissional. Da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo link: http://goo.gl/ibpFKE


 
 

Livro de cabeceira

Márcia Dinis*

O avesso da vida
Gosto de todos os livros de Philip Roth, um escritor que conhece profundamente os mais e menos nobres sentimentos e sabe descrevê-los com rara inteligência. O comportamento humano é o grande desafio, e Roth passeia com sábia percepção e precisas palavras pela sexualidade, pela cultura, pela filosofia, pela religião, pelos medos e paixões.

O avesso da vida é um primor em termos de estrutura e essência. O autor muda a perspectiva a cada capítulo, com uma história que nos remete com maestria ao passado e ao presente dos personagens. Não há respostas definitivas e o leitor enfrenta as dúvidas e possibilidades num requintado dilema em que a morte pode não ser o avesso da vida.

O mais interessante – e possivelmente revelador do imenso talento de Roth – é que a sofisticação literária e o conteúdo denso chegam ao leitor com simplicidade e fluência.

Indignação, A marca humana, Homem comum e o famoso Complexo de Portnoy também são imperdíveis.
Entre os lançamentos mais recentes, gostei muito de Stoner, na verdade um livro escrito por John Williams na década de 1960, mas que só há poucos anos foi resgatado e reconhecido por sua narrativa espetacular sobre a vida de Stoner, filho de agricultores que se apaixona por literatura, sua carreira como professor universitário e seu infeliz casamento.

A vida invisível de Eurídice Gusmão também merece ser destacado pelo talento da estreante Martha Batalha, exímia e engraçada contadora de histórias que nos apresenta as irmãs Gusmão e suas vidas reprimidas no início do Século 20. Guida, que fugiu de casa adolescente, e Eurídice, uma mulher brilhante, cujas habilidades e vocações são submetidas aos deveres domésticos impostos pelos costumes de sua época. 

*Conselheira da OAB/RJ

 

Abrir WhatsApp