13/09/2016 - 14:30

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Transporte aquaviário como alternativa é discutido em evento

13/09/2016 - 14:30

Transporte aquaviário como alternativa é discutido em evento

Promovido pela Comissão de Estudos Regulados da OAB/RJ, com apoio do Grupo de Estudos de Direito Administrativo (GDA/UFF) e do Centro para Estudos Empírico Jurídicos (Ceej), o seminário Transporte aquaviário de passageiros: perpectivas e desafios abordou, no dia 20 de julho, aspectos da exploração desse meio de locomoção. 

“O transporte aquaviário foi abandonado nas últimas décadas no Rio de Janeiro”, afirmou o economista e especialista em mobilidade urbana Riley Rodrigues de Oliveira, apontando: “Onde já tivemos cinco empresas e oito linhas, hoje temos apenas uma empresa e, na Baía de Guanabara, de fato, apenas três linhas comerciais, já que consideramos a ligação com Paquetá mais social”. 

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado em agosto de 2015, revelou que em 2022 os engarrafamentos na Região Metropolitana do Rio podem alcançar mais de 180 quilômetros por dia, mesmo com a atual ampliação do sistema de transportes. A análise apontou que a saída poderia estar no transporte aquaviário, e que novas linhas nessa modalidade poderiam retirar mais de 100 mil carros das ruas.

Porém, segundo Oliveira, para dar viabilidade a um projeto de expansão é necessário mais do que planejamento e boa vontade: “É preciso a garantia de o projeto será economicamente viável.  E isso inclui todo um planejamento que não está só na água. Está no entorno e na ligação do transporte aquaviário com outros modos de transporte. Quando se fala no Rio de Janeiro, com o metrô, por exemplo. Tem a ver com mudanças na urbanização das cidades no entorno da Baía de Guanabara. São Gonçalo é um exemplo visível de cidade em que o centro urbano, que gera a movimentação, está longe da baía atualmente”. 

O evento foi organizado pelos professores Rodrigo da Fonseca Chauvet e André Saddy e contou com diversos painéis temáticos.
 

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