30/05/2016 - 13:05

30/05/2016 - 13:05

Diversidade de temas marca o 1º Colégio de Pres identes do triênio

Diversidade de temas marca o 1º Colégio de Pres identes do triênio

Refletindo o atual momento do país, as discussões sobre os controles democráticos na Constituição e a reforma política foram destaques no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RJ. A intensificação da defesa das prerrogativas dos advogados dominou a pauta corporativa, tendo sido mote, inclusive, da palestra ministrada pelo presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia. Foi a primeira vez que um dirigente máximo da OAB Nacional participou do encontro, que este ano aconteceu em Resende, no Sul Fluminense, entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Entre os assuntos referentes à advocacia, entraram em pauta, ainda, os problemas enfrentados pelos colegas que militam na primeira instância e os avanços no diálogo entre OAB/RJ e Tribunal de Justiça, o processo eletrônico e a inclusão digital dos advogados, as comissões temáticas da Seccional e os projetos da Caarj.

O encerramento do evento, na data em que é celebrado o Dia Mundial do Trabalho, foi marcado pela palestra O trabalhador na modernidade, do desembargador do TRT Leonardo Dias Borges. Ao final do encontro, foi aprovada a Carta de Resende (leia a íntegra na página 47). “Vale ressaltar que a pauta do Colégio de Presidentes deste ano, mais dinâmica e diversificada, se tornou possível graças à realização prévia das reuniões zonais, nas quais foram concentrados os debates sobre o funcionamento do Judiciário nas comarcas e as demandas específicas de cada subseção”, explicou o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi. A mudança foi bastante elogiada durante o encontro.