17/11/2017 - 15:55

COMPARTILHE

Austeridade para enfrentar a crise

17/11/2017 - 15:55

Austeridade para enfrentar a crise

FELIPE SANTA CRUZ
 
O cenário de crise econômica que domina o país nos últimos anos evidentemente atingiu também a advocacia. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos colegas e, por isso, temos buscado formas de manter todos os serviços que a OAB/RJ oferece sem reajustar ou mesmo corrigir o valor da anuidade.
O congelamento anunciado para 2018 se inscreve, portanto, nesse esforço. Para honrar os contratos, que naturalmente sofrem aumentos, sem impactar o valor da anuidade, cortamos gastos e otimizamos investimentos. Como a anuidade já sofrera uma redução em 2017, pela primeira vez o valor pago no terceiro ano de uma gestão da OAB/RJ será inferior ao do primeiro ano. 
Austeridade vem sendo nossa palavra-chave. E assim será, igualmente, em 2018.
 
*  *  *
 
Nossa Comissão de Prerrogativas continua trabalhando a todo vapor e os resultados não cessam de aparecer. Entre os mais recentes, está o aviso do Tribunal de Justiça, recomendando que a expedição dos mandados de pagamento seja priorizada antes do recesso em todas as serventias que tenham, entre suas atribuições, a emissão.

Na Coordenação Especial Pró-Agilização Processual (Cpap), núcleo da comissão, temos registrado denúncias de lentidão no andamento de ações judiciais e atuado para sanar o problema. A efetividade imediata é de mais de 70% na solução das questões apresentadas pelos advogados. E, paralelamente às suas atividades, a Cpap vem coletando estatísticas a fim de apontar com precisão a origem e os motivos da morosidade nos tribunais. A prática cotidiana norteia o estudo que, por sua vez, servirá de base às ações futuras.
 
*  *  *
 
No fim deste mês, acontecerá em São Paulo (SP) o maior evento da advocacia brasileira. Em sua 23ª edição, a Conferência da OAB debaterá os principais assuntos da conjuntura nacional, a partir do tema Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania.

Com muito orgulho, podemos anunciar desde já que o Rio de Janeiro terá a maior comitiva entre as seccionais – excetuando-se, evidentemente, a anfitriã. Já somos mais de 600 colegas fluminenses inscritos e esse número decerto aumentará até o início do evento, o que nos permite afirmar, desde já, que nosso estado estará fortemente representado no encontro nacional da advocacia.

Abrir WhatsApp