17/11/2017 - 16:14

COMPARTILHE

Inaugurada Central de Audiências de Custódia em Campos

17/11/2017 - 16:14

Inaugurada Central de Audiências de Custódia em Campos

Foi inaugurada no dia 30 de outubro mais uma Central de Audiência de Custódia, desta vez no Presídio Carlos Tinoco, em Campos dos Goytacazes. A estrutura atenderá as prisões em flagrante nas regiões Norte e Noroeste do estado. Assim como nas unidades de Benfica e Volta Redonda, abertas respectivamente em 2 e 7 de outubro, a Seccional conta com uma sala planejada para ser climatizada e equipada com impressora, computador e mobiliário no padrão do projeto OAB Século 21.

“A realização das audiências de custódia foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça, e o Rio de Janeiro vinha descumprindo. Foi então inaugurada a primeira central, em 2015, localizada no Tribunal de Justiça, que só abarcava os presos da capital. A OAB/RJ pediu a criação de mais centrais, e decidiu-se então pela abertura de uma em Benfica, que atende, além da capital, Baixada, Niterói e São Gonçalo, e outra em Volta Redonda, ambas já inauguradas. No dia 30 de outubro, fechamos o ciclo com a abertura da unidade de Campos”, afirmou o representante da Seccional no Comitê de Enfrentamento da Superpopulação Carcerária, Carlos Vianna, presente à cerimônia no Norte Fluminense.

Com isso, abre-se mais um campo de trabalho para o advogado, segundo Vianna: “É uma medida que prestigia um direito subjetivo do preso, a apresentação imediata à autoridade judicial. O advogado pode, por exemplo, efetuar imediatamente o pedido de habeas corpus em favor do cliente”. Ele informa ainda que, a pedido da Ordem, foram criados parlatórios exclusivos para a custódia, facilitando o trabalho dos colegas.

Vianna ressalta que em todas as audiências de custódia as entrevistas dos advogados com os presos se realizam das 10h às 13h. “Esse atendimento é prioritário, ou seja, passa à frente dos advogados que estão visitando clientes que não irão para audiência de custódia. Isso também foi um pleito da Seccional que o tribunal atendeu. Todas as centrais também terão salas de apoio da OAB/RJ”, disse.
 

Abrir WhatsApp