17/11/2017 - 16:52

COMPARTILHE

Novembro azul da Caarj mira a saúde masculina

17/11/2017 - 16:52

Novembro azul da Caarj mira a saúde masculina

Após encerrar com sucesso a campanha Outubro rosa, com um total de 280 mechas de cabelos arrecadadas para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes com câncer, a Caarj põe na rua seu Novembro azul. Desta vez, a campanha é voltada para a saúde do homem. A Caixa baseou-se em pesquisa do IBGE mostrando que os homens vão menos ao médico do que as mulheres e no seu próprio levantamento sobre a saúde do advogado, que traz dados preocupantes em relação a índices como sobrepeso e taxas de glicose e colesterol. 

“É preocupante saber que os homens cuidam menos de sua saúde do que as mulheres, e sabemos o quanto a corrida rotina da advocacia ajuda a intensificar este quadro”, pontua o presidente da Caixa, Marcello Oliveira. Segundo ele, por conhecer o dia a dia atribulado da categoria é que a instituição buscou criar ações voltadas para a prevenção de doenças, seja através da prática da atividade física, seja por exames clínicos. “Temos relatos frequentes de advogados que mudaram seu modo de vida a partir dos nossos exames. Neste Novembro azul é isso que queremos mostrar: prevenir é fundamental e pode salvar vidas”, frisa Marcello.

Na campanha Outubro rosa, a Caarj ajudou a divulger os direitos de pacientes com câncer através de cartilhas e palestras. Na Novembro azul, o foco é a prevenção direta: materiais gráficos vão alertar para os riscos de doenças como a diabetes, a hipertensão arterial, o câncer de próstata e o tabagismo. A realidade dos colegas é vista em números, que foram traduzidos na pesquisa feita pela Caixa durante os últimos quatro anos. O estudo mostrou, por exemplo, que 77% dos advogados homens estão acima do peso, e 48% têm a taxa de glicose alterada. Durante todo o mês de novembro, a equipe do Eixo Vida leva o trabalho de prevenção itinerante aos fóruns e subseções em todo o estado, com serviços como aferição de pressão arterial e de índices de glicemia e colesterol.
 

Abrir WhatsApp