17/11/2017 - 16:19

Rio tem mais de 600 inscritos na Conferência Nacional

17/11/2017 - 16:19

Rio tem mais de 600 inscritos na Conferência Nacional

Com 603 advogados inscritos, até o final de outubro, o Rio de Janeiro chegará a São Paulo como a maior delegação entre as seccionais, com exceção da anfitriã, a participar da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será realizada entre os dias 27 e 30 de novembro com o tema Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania.

“É importante que a advocacia fluminense participe ativamente e marque presença nesse encontro, por isso temos orgulho de ser a maior delegação na conferência. Precisamos mostrar a força da classe, principalmente nesse momento em que o país carece de união. Vamos nos reunir durante esses quatro dias com colegas de todo o país para debater temas importantíssimos, como a defesa da democracia e as nossas prerrogativas profissionais”, salienta o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

A participação do Rio também será destaque nos painéis. No que trata do Desafio da eficiência do Poder Judiciário, dia 29, às 9h, Felipe fará uma avaliação do sistema de Justiça e abordará as questões da advocacia ao lado de nomes do Direito como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha e Humberto Martins. (Nas páginas seguintes, conheça os temas e palestrantes. A programação completa está no site da OAB Nacional).

“O encontro será uma demonstração de união da advocacia. O momento que o Brasil atravessa requer nosso protagonismo,  pois somos nós os legitimados pela Constituição Federal a atuar como peças essenciais à Justiça na defesa dos interesses e direitos do cidadão. A Conferência Nacional é o mais importante acontecimento da classe e contamos com a presença massiva dos colegas na capital paulista”, aponta o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Eventos especiais
Além dos 40 painéis temáticos, a conferência abrigará 55 eventos especiais. Entre eles, destaca-se o I Encontro Nacional da Advocacia Negra, dia 27. Nesses debates, um deles discutirá a construção de oportunidades em grandes escritórios,  com a participação do presidente da OAB/RJ.

Ainda sobre a questão racial, dois dos eventos especiais abordarão, durante o dia 28, aspectos acerca da reparação da escravidão e erradicação do trabalho escravo, com a participação da diretora de Inclusão Racial da OAB/RJ, Ivone Caetano; do diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger; e do presidente das comissões nacional e estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Humberto Adami.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Seccional, Joaquim Muniz, coordenará uma audiência simulada de arbitragem no dia 27. Na manhã do dia 28, a presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ, Vânia Aieta, lançará seu livro Criminalização da política, que trata dos desafios para o Direito Eleitoral.
O Colégio de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia se reunirá na tarde do dia 28 para debater o protagonismo desses profissionais como agentes de transformação. A OAB/RJ será representada por Tomás Ribas.

Flávio Ahmed, que está à frente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, integrará, na manhã do dia 29, o encontro nacional de presidentes de núcleos com essa temática. A diretora de Eventos da OAB/RJ, Paula Vergueiro, falará sobre gestão coletiva no Colégio de Presidentes de Comissões de Cultura, dia 29.
O Rio também marcará presença nos workshops que acontecerão no estande de Prerrogativas. No dia 27, o procurador de Prerrogativas da OAB/RJ Ramon Teixeira falará sobre aquelas mais violadas e suas características. Já no dia 28, o vice-presidente da comissão, Diogo Tebet, abordará temas relacionados ao advogado criminalista, como as conduções coercitivas, prisão após condenação em 2º grau, delações premiadas e interceptações das comunicações.

Inscrição e pacotes com descontos
A inscrição pode ser feita no site do Conselho Federal da OAB (http://conferencia.oab.org.br/). Estudantes pagam R$ 200; advogados, R$ 350; jovens advogados e colegas com mais de 70 anos, R$ 300. Outros profissionais, R$ 400. A inscrição para estudantes é válida somente para alunos de graduação; e no caso do jovem advogado, é exclusiva para colegas com até cinco anos de profissão. É intransferível e, no caso de desistência, não haverá reembolso do valor pago.

Os inscritos na OAB/RJ podem comprar, ainda, pacotes de hospedagem e passagens aéreas com descontos por meio do site www.voandomais.com.