17/11/2017 - 16:17

COMPARTILHE

Seccional e Instituto Novos Paradigmas trazem o sociólogo Manuel Castells ao Brasil

17/11/2017 - 16:17

Seccional e Instituto Novos Paradigmas trazem o sociólogo Manuel Castells ao Brasil

A OAB/RJ e os institutos Novos Paradigmas (INP), Joaquim Herrera Flores, Casagrande e BR Artes vão trazer ao Rio de Janeiro o sociólogo espanhol Manuel Castells, como parte das atividades do seminário Perspectivas contemporâneas, para ministrar a conferência A ruptura: a crise da democracia liberal. O evento acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 18h30, no Teatro Oi Casagrande, situado na Av. Afrânio de Melo Franco, 290, no Leblon.

A abertura será feita pela jornalista Flávia Oliveira (GloboNews) e pelo advogado e ex-ministro da Justiça Tarso Genro (INP). A mediação e apresentação ficarão por conta de Carol Proner (UFRJ) e Vinicius Wu (PUC-Rio), respectivamente. A entrada será gratuita, e os convites distribuídos a partir das 17h na porta do teatro. O objetivo do seminário é refletir a respeito das tensões e impasses contemporâneos relacionados ao desenvolvimento das instituições democráticas e ao funcionamento do Estado de Direito na sociedade em rede.

Um dos acadêmicos mais citados do mundo, Castells é autor de obras de referência como Sociedade em rede (1996), primeiro volume da trilogia A era da informação: economia, sociedade e cultura, no qual analisa o mundo mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação e defende o conceito de “capitalismo informacional”; A galáxia da internet (2001), em que aborda a relação entre vida virtual e vida real; e o mais recente, Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet, de 2012, que trata dos movimentos em rede na contemporaneidade.
 

Abrir WhatsApp