17/11/2017 - 16:56

Subseções aderem ao Outubro rosa

17/11/2017 - 16:56

Subseções aderem ao Outubro rosa

Acompanhando o movimento da Seccional, diversas subseções da OAB/RJ abraçaram a campanha Outubro rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação especial incluiu palestras, exibição de filmes, ações de solidariedade e distribuição de material educativo. “A participação de todos é fundamental. Levar para o interior campanhas como essa, que visam apenas a fazer o bem, une ainda mais a advocacia”, afirmou o diretor do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Carlos André Pedrazzi.

Em São Gonçalo, foram promovidos dois eventos pela Ordem local. No dia 11 de outubro, participaram profissionais de saúde e um tatuador que faz trabalho de redesenho dos mamilos de mulheres que passaram pela mastectomia. Pessoas que superaram o câncer e advogados prestaram esclarecimentos em relação às principais dúvidas sobre a doença e direitos dos pacientes. No dia 27, o encontro contou com a participação de profissionais que falaram da importância de uma vida saudável no processo de prevenção do câncer de mama. Foi apresentado, também, um desfile com mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer. “Não poderíamos ficar de fora de um assunto tão sério, devemos permanecer unidos”, afirmou o presidente da Ordem local, Eliano Enzo.

Os direitos das mulheres portadoras de câncer foi o tema da palestra promovida pela OAB/Niterói, em 25 de outubro, para fechar a programação do Outubro rosa na subseção. Também foram recolhidas doações de lenços de cabelo e hidratante para as pacientes em condições socioeconômicas desfavoráveis que estão em tratamento no Instituto Nacional do Câncer.

Em Nilópolis, o presidente da subseção, Celso Gonçalves, organizou  igualmente uma palestra sobre câncer de mama, ministrada pela oncologista Ana Cristina Soares, e promoveu uma distribuição de brindes no dia 27.

Na mesma data, a exibição do filme Mexeu com uma, mexeu com todas foi o destaque da programação elaborada pela Subseção de Bangu, que também contou com palestras e um chá da tarde para advogadas.
Fechando o mês, a OAB/Leopoldina também aderiu à campanha e, em parceria com o fórum regional local, convidou a fisioterapeuta oncológica Cláudia Ogliori para ministrar palestra na subseção sobre a saúde da mulher. O encontro aconteceu em 30 de outubro e reuniu dezenas de advogadas.