17/11/2017 - 16:42

COMPARTILHE

Tecnologia e a privacidade no âmbito jurídico em pauta

17/11/2017 - 16:42

Tecnologia e a privacidade no âmbito jurídico em pauta

Como a tecnologia afeta o cotidiano da advocacia? Essa foi uma das muitas questões debatidas em mais um evento da série Sociedade digital, promovido pela Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB/RJ no dia 16 de outubro.

A presidente da CDTI e diretora de Inclusão digital da Seccional, Ana Amelia Menna Barreto, deu as boas vindas e destacou a importância dos temas. “Na verdade, são os que mais afetam o Direito. E não é para o futuro, é para agora. Inteligência artificial, proteção de dados, é muito importante sabermos o que está acontecendo, nos anteciparmos”, afirmou.

Os palestrantes foram a professora e coordenadora acadêmica do Instituto de Direito da PUC/Rio, Caitlin Sampaio Mulholland, e o integrante da CDTI Rodrigo Pinho, que iniciou falando sobre as campanhas surpreendentemente vitoriosas de Donald Trump e de saída da Inglaterra da União Europeia (Brexit), ambas feitas pela empresa Cambridge Analytica. “A comunicação foi revolucionária porque se baseou em estudos de dados pessoais. De que forma fizeram? Usando o big data, que, grosso modo, é o tratamento e análise de uma grande quantidade de dados, de que se extrai algum valor. A internet é o epicentro do mundo, como disse o jornalista Glenn Greenwald, e onde estão todos os nossos dados, que são captados, armazenados e analisados por grandes corporações”, argumentou Pinho.

O tema é um dos debates jurídicos mais importantes hoje, reforçou Mulholland. “A questão mais relevante em relação à privacidade e à proteção de dados na sociedade contemporânea é justamente o fato de que o conceito de privacidade não existe mais como o conhecemos. O maldito trade off que existe na concessão gratuita dos dados para que haja obtenção de algum tipo serviço é algo corriqueiro, inevitável. O Facebook penetrou tanto em nossa sociedade que o acesso a outros serviços que não pertencem ao grupo também é feito a partir dessa plataforma”, observou.
 

Abrir WhatsApp