10/10/2014 - 13:02

COMPARTILHE

Candidatos a governador debatem na OAB/RJ

10/10/2014 - 13:02

Candidatos a governador debatem na OAB/RJ

Evento foi organizado em parceria pela Seccional, pela Universidade Estácio de Sá e pela revista Veja

A OAB/RJ foi sede, no dia 22 de setembro, de um debate entre candidatos ao governo do estado no primeiro turno eleitoral. O encontro, promovido em parceria com a revista Veja e a Universidade Estácio de Sá, contou com a participação dos cinco mais bem posicionados nas pesquisas de opinião: Anthony Garotinho (coligação Aliança Republicana e Trabalhista), Luiz Fernando Pezão (O Rio em 1º lugar), Marcelo Crivella (PRB), Lindberg Farias (Frente Popular) e Tarcísio Motta (PSOL).

Ao longo de todo o debate, que durou duas horas e meia, os candidatos discutiram questões das áreas de educação, saúde, segurança pública, transporte, cultura e orçamento, principalmente. Todas as regras e temas foram acertados previamente com os representantes de cada coligação e partidos. Garotinho procurou enfatizar dados positivos de seu governo (1998) e da mulher, Rosinha, e desgastar o atual, de Pezão. O governador, alvo preferencial dos demais, na tentativa de associá-lo ao antecessor Sérgio Cabral, de quem foi vice, citou realizações da gestão. Crivella tentou se apresentar como alternativa política, linha semelhante à seguida por Lindberg e por Tarcísio.

No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. O principal assunto abordado foi a política para a área de cultura ao longo dos últimos anos. No segundo bloco, jornalistas e representantes dos organizadores do encontro fizeram perguntas aos candidatos, e cada resposta teve comentário de um adversário. Em dado momento, o candidato Garotinho apresentou uma foto em que supostamente dois milicianos apareciam ao lado de Cabral. Em minutos, a foto já circulava nas redes sociais.

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, foi sorteado para fazer duas perguntas a Pezão – os tópicos escolhidos foram o orçamento do estado, a reforma política e financiamento privado de campanha. Além de Felipe, o presidente da Universidade Estácio de Sá, Rogério Melzi, e os jornalistas Leslie Leitão, Malu Gaspar e Fernanda Thedim, da Veja, fizeram perguntas. Em boa parte das respostas e comentários, os quatro candidatos de oposição criticaram o atual governador.

O terceiro bloco teve o mesmo formato, e novamente os candidatos de oposição centraram fogo nas críticas ao governo, procurando situar Pezão como continuidade de Cabral. No quarto bloco, mais uma vez os cinco fizeram perguntas entre si, com tema livre. No quinto e último bloco, cada um apresentou suas considerações finais.

Abrir WhatsApp