10/10/2014 - 13:33

COMPARTILHE

Palestras ensinam a organizar orçamento e planejar aposentadoria

10/10/2014 - 13:33

Palestras ensinam a organizar orçamento e planejar aposentadoria

Consultores de projeto da OABPrev-RJ e da Caarj visitam subseções e fóruns explicando questões aos colegas
 
Planejar a aposentadoria não é tarefa fácil e, para que a situação neste período da vida seja confortável, é preciso que se aprenda a organizar as finanças no dia a dia. Esta é a mensagem disseminada, conforme conta um dos consultores do projeto Futuro seguro – criado este ano pela OABPrev-RJ e pela Caarj, em parceria com a OAB/RJ, a ADVCredi e o INSS -, Klaus Pereira, durante as palestras que têm sido promovidas para informar os colegas a respeito de questões de educação financeira e das previdências pública e privada. A mais recente foi realizada no Fórum Central, no dia 24 de setembro. Anteriormente, outras 13 edições haviam acontecido em diferentes localidades do estado. 

“O fundamental é que você consiga pensar no longo prazo: organizar o presente, pensando no futuro”, explica Klaus, que acredita que pequenas ações podem se traduzir em economia no orçamento familiar. Como exemplo, ele cita o caso de uma pessoa que tem o costume de tomar café da manhã na rua (cafezinho + 1 porção de pão de queijo). Se abandonar este hábito, em seis meses terá economizado em torno de R$1.200, quantia que poderia ser investida em uma viagem ou na previdência complementar, como é o caso da OABPrev-RJ.

De acordo com ele, outra dica é separar no início do mês o dinheiro destinado às aplicações financeiras e só depois começar a pagar as contas e despesas da casa. “O importante é colocar o investimento não como uma eventualidade. Tem que ser algo fixo, planejado e atrelado a um objetivo”, disse.

Um dos advogados presentes à palestra realizada na Subseção de Nova Iguaçu, Rodrigo Miqueloti está formado há um ano e meio e trabalha no escritório do pai, atendendo 70 clientes. Mas, como não tem renda fixa, pensa em economizar agora para obter os benefícios no futuro. “Vou ingressar na OABPrev-RJ no ano que vem, assim que resolver algumas questões financeiras. Quando chegar aos 60 anos quero estar desacelerando ou passando o bastão para alguém. Até porque a gente tem que aproveitar a vida”, disse.
 
Participante do encontro na OAB/Cabo Frio, o colega Edimar de Lana, que contribui para a OABPrev-RJ, contou que aprendeu muito com a palestra: “Consigo controlar bem os gastos da minha família, mas não imaginava que pudesse aprender tanta coisa interessante sobre planejamento financeiro”. Já o advogado Luiz Artur Ferreira, declarou que só despertou para a importância que pode ter um plano de previdência privada depois do evento. “Quero trabalhar menos e ter mais garantia, poder viajar, passear”, afirmou. 

A oito anos de se aposentar, o advogado Claudio Lourenço Nunes elogiou o evento na Subseção de São Gonçalo. “A palestra nos ajuda a tomar decisões”, avaliou.


Abrir WhatsApp