10/10/2014 - 12:06

COMPARTILHE

Rio, sede do Direito brasileiro

10/10/2014 - 12:06

Rio, sede do Direito brasileiro

Haverá transporte gratuito de ida e volta saindo de nove pontos no Rio e de 12 municípios 
Durante quatro dias, entre 20 e 23 de outubro, advogados, juristas, ministros das cortes superiores, magistrados, acadêmicos e estudantes do Direito de todo o país, além de convidados internacionais, estarão reunidos no Rio de Janeiro para participar da 22ª Conferência Nacional dos Advogados – evento organizado pela OAB Nacional e pela OAB/RJ, e que acontecerá no Riocentro, com o tema Constituição democrática e efetivação dos direitos.

Segundo o constitucionalista José Afonso da Silva, integrante da Comissão Temária da conferência, a Ordem acerta ao estabelecer a efetivação dos direitos como questão central. “O grande problema dos direitos fundamentais está em sua efetividade. Isso depende também de muito estudo e discussão, pois é preciso esclarecer que esses direitos devem fazer parte do cotidiano dos cidadãos, e nesse sentido os demais temas se desdobram a partir desse. Mais uma vez, a Conferência Nacional dos Advogados pode trazer uma grande contribuição para a democracia”, afirma.

As inscrições para os 40 painéis oficiais, com mais de 250 palestrantes, além de diversos encontros, eventos especiais e debates paralelos, ainda estão abertas. A expectativa dos organizadores é que o Riocentro receba mais de 20 mil pessoas durante os quatro dias do evento. A sessão solene de abertura contará com pronunciamentos do vice-presidente da República, Michel Temer; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e dos presidentes da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. A palestra inaugural será do ministro do STF Luís Roberto Barroso.
 
Os participantes serão brindados com shows de Fernanda Abreu e de Tiago Abravanel. A Conferência é custeada por patrocínios e inscrições, e não conta com recursos da anuidade. Confira nas páginas a seguir a programação principal da conferência. Mais informações, detalhes da organização e inscrições no hotsite da OAB Nacional – www.conferencia.oab.org.br.

Abrir WhatsApp