08/11/2012 - 16:36

COMPARTILHE

Livros do mês

08/11/2012 - 16:36

Livros do mês

Princípios do Direito Comercial
 
A obra de Fábio Ulhoa Coelho propõe uma teoria sobre princípios capazes de nortear a aplicação da norma empresarial e divide-se em duas partes: a primeira, sobre o novo Direito Comercial brasileiro, com destaque para a análise dos princípios propriamente ditos; a segunda, com anotações aos artigos do Projeto de Código Comercial. O livro é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Direitos fundamentais
 
A tradução para o português dessa obra que é considerada um dos mais relevantes trabalhos já produzidos no moderno direito germânico é uma ótima fonte de consulta para acadêmicos que necessitam se aprofundar nos direitos fundamentais e em sua problemática, servindo de apoio à construção doutrinária e jurisprudencial sobre o assunto. O livro, de autoria de Bodo Pieroth e Bernhard Schlink, é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Previdência complementar
 
O livro de Roberto Eiras Messina ajuda didaticamente, com comentários e ilustrações, a interpretação da Lei Complementar nº 109/2001, reproduzindo a história da Previdência Complementar no Brasil. Pelo seu formato de fácil entendimento, a obra é voltada não apenas a juristas, mas também a interessados no assunto em geral. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Curso de Direito Minerário
No livro, Bruno Feigelson aborda aspectos teóricos e práticos do direito minerário, tais como o regime de permissão e de concessão de lavra e os licenciamentos e o regime de extração vigente nos dias atuais. Além disso, o autor analisa em detalhes o processo minerário e as formas de aquisição secundária de minas e oferece uma parte dedicada à regulação de substâncias específicas, como água e ouro. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Legislação ambiental
 
Voltada a candidatos de concurso público e estudantes em geral, a obra aborda, de forma objetiva e simples, os dispositivos constitucionais relativos ao meio ambiente – incluindo o Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), combinando a teoria com questões simuladas e de concursos públicos. De autoria de Rodrigo Alcântara Mesquita, o livro é da Quileditora. Mais informações pelo email [email protected].
 
Cooperação jurídica internacional
 
Abordando a prova penal, Fábio Ramazzini Bechara demonstra nesta obra que a maior eficácia da prova produzida no exterior e a eficiência superior da cooperação jurídica internacional pressupõem o reconhecimento da existência de um padrão normativo universal em matéria de garantias processuais. O livro é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Livro de cabeceira
 
Paulo Abrão*
 
O que faz um homem arriscar sua vida para conseguir eternizar um instante? Mais conhecido por suas imagens da Segunda Guerra Mundial, poucos sabem que o  húngaro Robert Capa, o mítico fotógrafo da Life, também escreveu sobre suas experiências. Ligeiramente fora de foco, publicado pela editora Cosac Naify,  traz não apenas uma narrativa fluída e humanizante sobre os dramas e escolhas dos soldados e civis no front de batalha, mas também compartilha algumas passagens particulares do autor com seus amigos, como Ernest Hemingway, e com suas namoradas, entre as quais Ingrid Bergman. O livro nos dá pistas sobre as razões profissionais e pessoais de sua obstinação. Tal como no episódio em que saltou ao lado dos paraquedistas na Sicília para registrar o primeiro homem a pisar em solo na reconquista da Itália. Ou quando optou por se integrar à primeira leva na Normandia, no histórico Dia D. Para Capa, se suas fotos não estavam boas era porque não estava ainda perto o suficientemente. Para um profissional que se definiu como um jogador, nunca mais haveria fotos como aquelas e todas as demais seriam as mesmas para sempre".
 
* Secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia

Abrir WhatsApp