16/03/2015 - 13:42

16/03/2015 - 13:42

Nos 450 anos, o Rio em exposição

MARCELO MOUTINHO
No mês em que se comemoram os 450 anos do Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles (IMS) inaugura duas exposições temáticas. Em  Rio: primeiras poses, visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930), um total de 450 imagens feitas por artistas como Augusto Malta, Marc Ferrez e Georges Leuzinger, muitas delas nunca antes exibidas publicamente, documentam a história da cidade, da época de Dom Pedro II às primeiras décadas da República. Os retratos reportam, entre outros momentos, a abertura da Avenida Central (hoje Rio Branco) e da Avenida Beira-Mar, e também personalidades da vida carioca, entre elas Machado de Assis, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga.

Organizadas em ordem cronológica, as fotos espalham-se por seis ambientes e três conjuntos multimídia que contam com visualização em 3D, nos quais o visitante pode observar detalhes que dificilmente seriam percebidos na imagem original. A mostra fica em cartaz até 31 de dezembro.

A outra exposição no IMS, intitulada Um passeio pelo Rio – A cidade nas andanças de Joaquim Manuel de Macedo, apresenta desenhos, aquarelas e gravuras que exibem pontos da cidade registrados nas crônicas do escritor. “São imagens que testemunham um tempo perdido e, também, tristemente confirmam a preocupação de Macedo, para quem o descaso do Rio com seu patrimônio, já naquele tempo, traduzia-se em uma ‘indiferença que um pouco se aproxima do vandalismo’”, explica Paulo Roberto Pires, que assina a curadoria da exposição ao lado de Julia Kovensky. O trabalho pode ser conferido até 12 de abril.

E o aniversário do Rio também é assunto no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). Aberta ao público até 29 de março, A cidade idealizada – O Rio de Janeiro através dos cartões-postais (1900/1930) reúne um acervo de coleções particulares de postais que registram hábitos urbanos, o surgimento de bairros e mudanças no traçado urbano da cidade, em cenas e ângulos ainda pouco conhecidos. Como afirma o curador Cícero de Almeida, os postais são um dos maiores conjuntos iconográficos preservados do Rio antigo.

O IMS localiza-se na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea - Tel: (21) 3284-7400. Já o CCJF fica Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Tel: (21) 3261-2550.