16/03/2015 - 12:20

16/03/2015 - 12:20

OAB/RJ lança campanha pela valorização da advocacia

CÁSSIA BITTAR

Qual é a importância da advocacia para a sociedade? Com o objetivo de disseminar e fortalecer entre a população o valor da profissão e sua essencialidade para o funcionamento da democracia, a OAB/RJ lançou, na abertura do 39º Colégio de Presidentes de Subseções (ver matéria na página 38), realizada no dia 26 de fevereiro, a campanha que tem como mote principal o slogan Sem advogada não há justiça / Sem advogado não há justiça.

A partir deste mês, essas frases serão espalhadas na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro em adesivos – esta edição da TRIBUNA traz um modelo de cada gênero para que os colegas possam colar em seus carros ou local de preferência –, camisas, outdoors, anúncios em ônibus, panfletos e cartazes nas salas da OAB e nos fóruns.

“A proposta da campanha é elevar a autoestima da classe e mostrar para a população que a advocacia é um pilar da nossa democracia. Acredito que esse seja um papel da Ordem”, explica o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, ressaltando: “A advocacia está em condições de igualdade com a magistratura e com o Ministério Público. E isso deve ser afirmado pelos mais de cem mil advogados que, só no nosso estado, estão a serviço da população.”

Felipe destaca que o desrespeito aos colegas e às suas prerrogativas nos tribunais encaminhou a campanha: “Além das dificuldades impostas pelo sistema legislativo, os advogados, com muita frequência, enfrentam problemas que vão além das agruras de toda profissão. O desrespeito a este profissional é visto todos os dias nos fóruns e varas do estado e do Brasil, seja sob forma de coação moral, falta de apoio, estrutura ou de condições minimamente decentes para que ele possa exercer sua função com dignidade”.

O presidente da OAB/RJ conta que a variação Sem advogada não há justiça visa a frisar a igualdade entre os gêneros e a importância da mulher advogada. Para a presidente da comissão OAB Mulher, Rosa Maria Fonseca, apesar de estar implícita a inclusão das profissionais na frase que concorda com o gênero masculino, dar destaque ao feminino ajuda na valorização, também, das próprias mulheres.

“Todos os episódios de desrespeito que os advogados sofrem, as mulheres, muitas vezes, sofrem ainda mais, pois ainda há muita discriminação de gênero na sociedade em geral. Por isso a campanha aborda também a valorização da profissão no sentido feminino”, aponta Rosa.

Presente à cerimônia de lançamento da campanha, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, observou que ainda são várias as situações em que a advocacia é mal vista pela população: “É importante fortalecer a figura do advogado, que é defensor da liberdade, da honra, do patrimônio e, muitas vezes, até da vida das pessoas mas que, mesmo assim, é constantemente incompreendido pela sociedade”.

Felipe acrescenta que a Ordem trabalha fortemente para combater os desvios éticos dos profissionais, assim como para a qualificação deles: “Nossas comissões temáticas realizam todos os anos inúmeros eventos e cursos, em parceria com a Escola Superior de Advocacia, com o objetivo de capacitar a classe para que a população não tenha dúvidas, na hora de recorrer a ela, de que será bem atendida”.

Presidente da Caarj, Marcello Oliveira salienta que o grande desafio da campanha é explicar como a profissão pode contribuir para o funcionamento da Justiça. “O advogado é uma espécie de fiscal da sociedade. É ele que, de alguma forma, no patrocínio dos interesses de seus clientes, vai buscar corrigir rumos. Quando ele briga por suas prerrogativas, por exemplo, está preservando com isso um direito do cliente, do jurisdicionado”.

Segundo o conselheiro federal Wadih Damous, a campanha tem um caráter pedagógico: “Ela mostra para a sociedade brasileira como é importante ter uma advocacia organizada e qualificada, como é importante a existência da Ordem dos Advogados do Brasil. Infelizmente, uma boa parte da população ainda não compreende que o exercício da advocacia requer sacrifícios, muita dedicação, estudo e disciplina. Não compreende o papel do advogado, mesmo com todos os méritos da classe na defesa da cidadania durante a história, sobretudo nos períodos obscurantistas em que a profissão e a OAB foram fundamentais na luta pela reconquista da democracia”.

“O advogado é uma peça fundamental na vida de uma população que ainda quer os seus direitos”, completa Felipe: “É preciso entender que, quando não há respeito a ele, quem mais perde é o cidadão, que se vê desamparado e alijado de seus direitos. A advocacia existe para defender a sociedade, sem advogado não há justiça”.

Para ajudar a disseminar a campanha, cole seu adesivo. Nas salas da Ordem, subseções e na sede da Seccional há material à disposição dos profissionais.