16/03/2015 - 13:11

Seccional apoia ex-atletas na cessão do Espaço Didi pela prefeitura do Rio

16/03/2015 - 13:11

Seccional apoia ex-atletas na cessão do Espaço Didi pela prefeitura do Rio

Em reunião com um grupo de ex-jogadores e profissionais do futebol, entre eles Zico, Zé Mário, Nielsen e Adílio, no dia 23 de fevereiro, na sede da OAB/RJ, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, afirmou que a entidade mediará a negociação com o prefeito Eduardo Paes pela cessão definitiva do Espaço Didi, centro esportivo localizado no Recreio.

O espaço – cujo nome homenageia o ex-jogador Valdir Pereira, o Didi, bicampeão com a Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962– está desativado há anos, após ter sido usado por um dos núcleos que os ex-atletas representam, a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Rio de Janeiro (Agap/RJ) e pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para atividades como aulas de futebol para crianças.

A ideia do grupo, que reúne, além da Agap, o Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro e a Associação de Ex-atletas de Futebol do estado,  é retomar o Espaço Didi, transformando-o em um núcleo de concentração de ex-jogadores e treinadores.

“A intenção é juntar todas essas associações no mesmo local, que serviria tanto para o amparo ao ex-atleta quanto para a formação de novos treinadores. Além disso, os profissionais poderiam atuar na qualificação de  talentos, com a retomada de uma escolinha ali”, explica o conselheiro seccional Marcos Luiz Oliveira de Souza, que está coordenando o projeto em nome da Ordem.

Nos últimos meses, o grupo, capitaneado pelo ex-zagueiro do Flamengo Fred Rodrigues, deu entrada em um pedido de nova cessão do espaço à prefeitura, que estaria, segundo ele, em fase final: “Participamos de duas reuniões com o prefeito Eduardo Paes e a cessão do espaço tinha sido garantida por ele. Porém, recentemente recebemos a notícia de que a Secretaria de Esporte voltaria a utilizar o local”, contou Fred.

A proposta dos ex-atletas, apoiada pela OAB/RJ, é a divisão do Espaço Didi entre as associações e a secretaria: “Existe a possibilidade de os dois trabalhos coexistirem, porque o local é muito amplo. Porém, vale ressaltar a total autonomia que as associações de ex-jogadores devem ter nesse caso, não sendo vinculada ao órgão municipal”, ressaltou Marcos Luiz, informando que a ideia seria levada ao prefeito pela Seccional.