16/03/2015 - 13:16

COMPARTILHE

Seccional homenageia Bernardo Cabral

16/03/2015 - 13:16

Seccional homenageia Bernardo Cabral

A busca pela democracia e o amor à advocacia deram o tom da sessão do Conselho Pleno da Seccional, dia 5 de fevereiro, que homenageou Bernardo Cabral com um ato e um livro. Relator-geral da Assembleia Constituinte de 1987/1988, ex-ministro da Justiça e ex-senador, Cabral destacou que o cargo que mais lhe trouxe satisfação foi o de presidente do Conselho Federal. “Carrego comigo a marca de ter comandado a Ordem dos Advogados do Brasil, instituição que esteve ligada a toda a minha trajetória pública”, afirmou.

A OAB/RJ, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio, lançou, na ocasião, o livro Estudo sobre Direito Constitucional – Homenagem a Bernardo Cabral, destacando o seu papel na elaboração da Carta Magna. A obra reúne artigos de personalidades do meio jurídico, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e os ministros da corte Marco Aurélio Mello e Luiz Fux; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques e Humberto Martins; e a presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; entre outros.

“Toda homenagem a Bernardo Cabral é ainda singela e pequena, mas devemos fazê-la, para ressaltar a trajetória desse grande homem e grande advogado. Para nós, da Ordem, há um orgulho especial por, antes de ser senador e ministro da Justiça, Cabral ter sido presidente do nosso Conselho Federal em um tempo difícil, de grandes enfrentamentos”, ressaltou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, lembrando a atuação do homenageado, no início da década de 1980.

“Ele deixou para a OAB aquilo que o homem pode dar à sua entidade nos momentos de dificuldade, que é seu melhor para superar o momento adverso, da forma em que a Ordem funciona: voluntária, gratuita, formada por homens e mulheres que gostam de doar parte do seu tempo para a atividade coletiva da advocacia”, completou Felipe.

Ao discursar, Cabral recordou histórias de sua vida, relacionando-as com a advocacia e seus princípios de democracia e justiça. Integrantes da mesa, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva; a corregedora do Tribunal Regional Federal da 2ª região Salete Maccalóz; o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; e o presidente de honra da editora JC, que publicou o livro, Orpheu Salles; teceram elogios à trajetória do advogado.

“Há muitas coisas que aconteceram na Constituinte que não são fatos adjacentes, mas nem por isso ganham o destaque necessário, como as emendas populares. Bernardo foi uma parte importantíssima dessa história”, enfatizou Maccalóz.
 

Abrir WhatsApp