16/03/2015 - 13:23

COMPARTILHE

TJ vai intensificar segurança em fóruns do interior do estado

16/03/2015 - 13:23

TJ vai intensificar segurança em fóruns do interior do estado

O Tribunal de Justiça (TJ) divulgou o cronograma de instalação de câmeras de monitoramento em fóruns do interior do estado. A medida, diz a instituição, é para intensificar a segurança nesses fóruns. As primeiras localidades atendidas foram Itatiaia, em 20 de fevereiro, e Rio das Flores, no dia 27. Segundo o cronograma do TJ, outros 17 fóruns receberão os novos equipamentos (veja o cronograma completo no site da OAB/RJ). 
De acordo com o presidente da OAB/Resende, que atende também o município de Itatiaia, Samuel Carreiro, apesar de o fórum ser pequeno e relativamente seguro, qualquer medida é válida, desde que respeite a isonomia. “Sou favorável à ampliação da segurança nos fóruns, seja com câmeras ou detectores de metais. Mas lembrando sempre que há de se respeitar a equiparação no tratamento daqueles que frequentam a unidade”, frisa.

Rio das Flores também é um local de pouca demanda, afirma o presidente da Subseção de Valença – que engloba o município –, Fábio Batista. “Tanto que a comarca foi vinculada à de Valença pelo TJ e o juiz da 1ª Vara Cível de lá ficou automaticamente responsável pelos processos da Vara Única de Rio das Flores”, explica.
Para Batista, no entanto, por menor que seja a probabilidade de riscos, as medidas são bem vindas. “Espero que a segurança de Valença também seja pensada. As varas da comarca são mistas, ou seja, atendem a processos cíveis, criminais e de Família. E é comum que os magistrados agendem audiências criminais coincidindo com as de outras áreas. Isso causa insegurança, uma vez que as carceragens não são adequadas”, pondera o presidente.
 

Abrir WhatsApp