19/08/2015 - 12:19

Advogado s recebem 15 sedes modernas

19/08/2015 - 12:19

Advogado s recebem 15 sedes modernas

Resende, a ser inaugurada em agosto, Angra dos Reis e Itaguaí, com entrega até o fim do ano e Paraíba do Sul e Três Rios reformadas ainda em 2015 são as últimas unidades prontas e marcam gestão compromissada em equip arar investimentos no interior e na capital

EDUARDO SARMENTO
Com a nova sede da OAB/Resende – a inauguração está marcada para meados de agosto –, passam a ser 15 as subseções que ganharam instalações modernas desde o início de 2013. Até o fim do ano serão abertos os novos espaços de Angra dos Reis e Itaguaí e reformadas as unidades de Paraíba do Sul e Três Rios. O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, observa que os esforços empreendidos para levar aos colegas de todo o estado espaços adequados e confortáveis “são marca da gestão, que tem buscado promover a igualdade de investimentos entre a capital e o interior.”

Além de novas sedes, os colegas do interior ganharam, nos últimos anos, áreas de trabalho em fóruns, serventias e tribunais. Ainda este ano, serão lançadas salas para advogados na Freguesia, em Jacarepaguá; no Juizado Especial Cível de Nova Iguaçu e no Fórum de Nilópolis. Serão abertos, também, um escritório compartilhado e um auditório em Saquarema, o Núcleo Digital da Subseção de Campo Grande e a Escola de Inclusão Digital da OAB/Niterói.

O investimento direto em melhorias nas subseções foi um compromisso assumido pelo presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, ainda em 2007, como diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional. Ele idealizou o projeto OAB Século 21, com o objetivo de padronizar, modernizar e ampliar as instalações oferecidas aos advogados.

“Historicamente os colegas do interior sofriam com falta de equipamentos e escassez de recursos para trabalhar, sobretudo os profissionais autônomos, que careciam de mais apoio. O OAB Século 21 foi pensado para trazer praticidade ao cotidiano dos advogados, facilitando o seu dia a dia”, afirma Felipe.

Se no começo a principal preocupação era substituir equipamentos obsoletos e criar um padrão visual para os ambientes, o advento do processo eletrônico obrigou a Ordem a tomar medidas para auxiliar a advocacia na adaptação aos novos tempos. Em 2013, teve início a segunda fase do OAB Século 21 e, desde então, a prioridade passou a ser o investimento em tecnologia, com conexões de banda larga, a chegada de novos computadores e a capacitação dos advogados.

“Quando começamos o projeto, as salas da Ordem estavam caindo aos pedaços, com móveis velhos e instalações precárias. Algumas ainda com máquinas de escrever antigas. Era parte do processo de recuperação da auto-estima da classe que esses espaços fossem modernizados e que, ali, o advogado se sentisse dentro da OAB/RJ. Após resolvermos esses problemas, nosso objetivo passou a ser ensinar os colegas a usar o processo eletrônico, fazendo das salas instrumentos de preparação para uma realidade totalmente nova”, explica Felipe.

Desde o início do OAB Século 21, há oito anos, foram instalados mais de 1.200 computadores nos pontos de atendimento da Ordem no estado, que hoje já passam de 210. Isso dá uma média de aproximadamente uma nova máquina a cada dois dias e meio. Se considerarmos apenas o período entre 2013 e 2015, foram inaugurados, além das já citadas sedes de 15 subseções, cinco núcleos digitais, mais de 30 centrais de peticionamento e uma dezena de escritórios compartilhados. Entre salas dos advogados localizadas em unidades do Poder Judiciário e subsedes da Seccional, foram mais de 60 espaços novos ou reformados.

Toda essa infraestrutura ajuda diariamente os mais de 70 mil advogados inscritos em subseções. Segundo Felipe, o investimento foi planejado de forma a diminuir ao máximo os gastos. Para isso, a OAB/RJ conta com funcionários próprios nas reformas e na feitura do mobiliário. “Buscamos nos antecipar às demandas, que crescem cada vez mais rápido nos tempos atuais. As instalações não são luxuosas, mas totalmente funcionais. Os recursos utilizados são provenientes da anuidade paga por cada colega. É fundamental que ele veja onde seu dinheiro está sendo investido e que obtenha retorno em serviços dos valores pagos”, salienta.

A aplicação dos recursos não se restringe a espaços físicos e equipamentos. Paralelamente a essas melhorias, foram criadas campanhas como a Certificação itinerante, que possibilita aos advogados do interior a aquisição do certificado digital com o mesmo desconto oferecido na Seccional. Foram promovidos, ainda, cursos de peticionamento eletrônico em cada uma das 61 unidades da Ordem no estado.

A diretora de Inclusão Digital da Seccional, Ana Amelia Menna Barreto, tem papel fundamental nesse sentido. “A OAB/RJ é referência nacional quando o assunto é processo eletrônico e somos frequentemente solicitados a falar sobre nosso conhecimento e experiência em outros lugares do país. Nada mais justo do que fazermos o mesmo dentro de nosso estado. Conseguimos levar o mesmo conteúdo oferecido na Seccional para advogados de todo o Rio de Janeiro”, orgulha-se ela.

As melhorias realizadas vêm sendo verificadas in loco por Felipe. Em 2014, uma caravana da Ordem percorreu todas as subseções durante o ano. A iniciativa deu certo e vem sendo repetida em 2015. “Iniciamos esse itinerário pelo interior com o objetivo de divulgar a 22ª Conferência Nacional dos Advogados, que aconteceu no Rio ano passado, mas as visitas foram tão proveitosas que resolvemos transformar em um roteiro anual. É fundamental ouvir as demandas e especificidades da advocacia de cada local e é dever do presidente da Ordem conhecer e acompanhar o dia a dia dos colegas de todo o estado. Além disso, a cada município em que verificamos os espaços organizados e funcionais sendo utilizados temos a certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza.