03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Estante

03/08/2018 - 21:00

Estante

Estante

 

Erro médico

Além de abordar questões inquietantes, como o conceito de erro médico e a responsabilidade dos hospitais e das entidades públicas e privadas de assistência à saúde, o advogado Décio Policastro incorporou à obra decisões, acórdãos recentes e referências bibliográficas, com a intenção de contribuir com profissionais da área, doutrinadores e tribunais a respeito do tema. A publicação é da editora Del Rey. Mais informações pelo telefone (31) 3284-5845 ou no site www.livrariadelrey.com.br.

 

 

Direito Civil ilustrado

Publicada pela editora Juruá, a 2ª edição do livro Direito Civil Ilustrado - Direito das obrigações utiliza a linguagem das histórias em quadrinhos para ensinar aspectos do Código Civil brasileiro. A intenção da autora Denise Cardia Saraiva é tornar o assunto mais acessível e agradável, não somente àqueles que profissionais da área jurídica, mas também a todos que se interessam pelo tema. Mais informações pelo telefone (21) 2547-8620 ou no site www.jurua.com.br.

 

 

Comentários à CLT

A obra é um manual prático para estudantes e operadores do Direito, que contém informações acessíveis, sintéticas e essenciais sobre jurisprudência e prática de Direito e de Processo do Trabalho. Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich mescla a experiência absorvida em mais de 15 anos de magistratura à pesquisa jurídica na área. A publicação é da editora Forense. Mais informações pelo telefone 3543-0770 ou no site www.forense.com.br.

 

 

Execução civil

No livro, Rodolfo Kronemberg Hartmann apresenta as noções fundamentais de um dos temas mais importantes de todo o Direito Processual Civil: a execução. O autor procura demonstrar que é preciso eficiência no sistema processual para que possa ser produzido o resultado que se espera de uma execução, isto é, transformar o dever ser em ser. A publicação é da editora Impetus. Mais informações no telefone (21) 2621-7007 ou no site www.impetus.com.br.

 

 

Psiquiatria forense

O livro é uma espécie de roteiro básico para direcionar um estudo centrado na relação entre as psiquiatrias clínica e forense. Formulado para estudantes da matéria, com abordagem rápida e descomplicada, a obra oferece informações simples sobre os transtornos mentais e suas implicações jurídicas em relação aos atos de seu portador. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.

 

 

Livro de cabeceira

 

Paulo Penalva*

 

A morte de Freud - O legado de seus últimos dias, de Mark Edmundson, é um livro instigante. O autor faz um paralelo entre os últimos anos do fundador da Psicanálise, Freud, e a ascensão de Hitler. Para Freud, a democracia liberal trouxe a possibilidade de um tipo de liberdade que vai na contramão da natureza humana, marcada pela dualidade entre as demandas da razão e do inconsciente. Os seres humanos sonham com a ordem e, por isso, seguem todas as figuras históricas que oferecem algum tipo de verdade, seja a do ditador alemão, que convulsionou a Europa durante a II Grande Guerra, seja a de um líder religioso fundamentalista. Por isso, não causou surpresa a emergência de Hitler. Na mesma linha, a psicanálise freudiana acreditava na ascensão de outros líderes que oferecem certezas, ao invés de livre arbítrio. O estudo de Edmundson, apesar de relatar eventos ocorridos há mais de 80 anos, é bastante atual, pois essa dualidade entre as demandas da razão e do inconsciente faz parte do cotidiano do mundo moderno.

 

*Advogado


Abrir WhatsApp