03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

OAB/Jovem debate mercado jurídico

03/08/2018 - 21:00

OAB/Jovem debate mercado jurídico

OAB/Jovem debate mercado jurídico

 

As dificuldades e possibilidades de atuação dos advogados foram discutidas no seminário As perspectivas e demandas do mercado jurídico, promovido pela OAB/RJ, por meio da Comissão OAB Jovem, em 25 de agosto. Presidente da comissão, Rafael Rihan abriu o evento fazendo uma análise sobre a advocacia privada no Rio. Segundo ele, a maior parte dos que buscam a faculdade de Direito têm como objetivo prestar concurso público, por não considerar a advocacia privada "atraente". Rihan disse que é preciso mudar essa visão, já que novas oportunidades estão surgindo no cenário privado. "Estamos num momento de retomada do crescimento econômico, com a realização de eventos como as Olimpíadas, e a advocacia privada está profundamente ligada à economia", afirmou.

 

Para Hélio Gustavo Alves, da OAB/SP, o segredo para que os profissionais consigam obter sucesso fora da advocacia pública está na especialização. "Antes, o advogado fazia de tudo. Hoje, a advocacia pede cada vez mais especialização", analisou. Segundo ele, o primeiro passo é a escolha de um "foco de estudo", que deve estar preferencialmente relacionado a uma área que necessite de mão de obra. O tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira, concordou com a ideia da especialização, estimulando as pesquisas sobre assuntos relativos à área escolhida como forma de aperfeiçoamento profissional. Apesar disso, para ele, mais do que apenas dominar o que tem a ver com a área na qual atua, o advogado deve conhecer muito bem o Direito como um todo.

 

Segundo Marcello, a tão discutida mudança nas grades das universidades não deve permitir que se abra mão das chamadas disciplinas propedêuticas: "É fundamental que a visão do advogado extrapole a literalidade da lei. Ele precisa ter uma interpretação histórica do Direito, além de compreender a intenção do legislador e, fundamentalmente, entender de onde vem a lei. Por isso a necessidade de matérias como a Sociologia, a Antropologia e a Introdução à Filosofia do Direito".

 

Também participaram do evento a secretária-adjunta da Caarj, Naide Marinho da Costa; a vice-presidente da OAB Jovem, Lívia Parente; e o membro da comissão Eduardo Valença.


Abrir WhatsApp