03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Panorama

03/08/2018 - 21:00

Panorama

Panorama

 

 

Cotidiano da Rocinha e tabus sociais são temas de duas exposições na Justiça Federal

 

Durante o mês de setembro, duas exposições podem ser visitadas gratuitamente no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). Rocinha - Arquitetura e cotidiano, com curadoria de Marco Antonio Portela, busca apresentar o dia a dia da comunidade, a partir de imagens que revelam detalhes de hábitos de seus moradores, além de registrar a arquitetura peculiar da favela, a maior da América Latina. A mostra pode ser vista até o dia 26, de terça a domingo, das 12h às 18h.

 

Já a exposição Livres do pecado trata de temas como religião, sexo e Aids, através das artes plásticas. O responsável pelas obras, André Malinksi, quer provar que é possível abordar assuntos tão polêmicos e que ainda podem ser um tabu na sociedade com a sensibilidade da arte. O calendário para visitação segue até o dia 3 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 19h. A classificação etária é de 14 anos.

 

O CCJF fica na Av. Rio Branco, 241 - Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3261-2550 ou no site www.ccjf.trf2.gov.br.

 

 

OAB/RJ participa, no Paraguai, do IV Fórum Social das Américas

 

A OAB/RJ esteve representada no IV Fórum Social das Américas pelo vice-presidente de sua Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo. Sediado em Assunção, capital paraguaia, entre 11 e 15 de agosto, o evento reuniu cerca de dez mil pessoas de várias partes do mundo.

 

Segundo Chalréo, o objetivo do Fórum "foi realizar uma discussão mais aprofundada a respeito dos problemas das Américas, sob vários aspectos, como os de gênero, os étnicos, os sociais, os ambientais e os relativos à memória histórica dos povos".

 

Os fatos ocorridos durante as ditaduras latino-americanas foram um dos destaques das discussões travadas no decorrer do encontro, e Chalréo apresentou aos participantes a Campanha pela Memória e pela Verdade, promovida pela OAB/RJ. A iniciativa da Seccional atraiu a atenção de vários jornais e revistas que cobriam o Fórum. Na marcha de abertura - uma caminhada de quase três horas entre o Conselho Nacional de Desportos e o Centro Cultural El Cabelo -, Chalréo carregou uma placa alusiva à campanha da Ordem.

 

O evento contou com presença dos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo; da Bolívia, Evo Morales; e do Uruguai, Pepe Mujica.


Abrir WhatsApp