03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Que a verdade venha à tona

03/08/2018 - 21:00

Que a verdade venha à tona

Que a verdade venha à tona

 

 

Wadih Damous

 

No aniversário de 30 anos do atentado que matou Lyda Monteiro, secretária da Presidência da OAB Federal, vítima de uma carta-bomba, uma reportagem do jornalista Chico Otávio, em O Globo, trouxe novas e importantes revelações sobre o crime.

 

A reportagem confirma o que já se desconfiava: militares lotados no DOI-Codi - o departamento que unificava a repressão aos opositores da ditadura, funcionando como uma central de torturas - foram os responsáveis pelo crime. Seus nomes foram publicados e um deles, ainda vivo, teve a foto estampada no jornal.

 

A reportagem mostra, ainda, como o famigerado Serviço Nacional de Informações (SNI) agiu para boicotar as investigações desenvolvidas na época pela Polícia Federal.

 

Diante dos novos fatos, a OAB/RJ vai pedir oficialmente a reabertura das investigações. Para tal, já recebeu o apoio do presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, e do secretário nacional de Diretos Humanos, Paulo Vannuchi, presentes em homenagem a dona Lyda no dia 27 de agosto. Vannuchi, inclusive, comprometeu-se a solicitar que a cúpula da Polícia Federal peça a colaboração dos policiais que, na época, investigaram o crime.

 

O ato em homenagem a dona Lyda reforça nossa Campanha pela Memória e pela Verdade, em defesa da abertura dos arquivos da repressão política da ditadura - condição para que uma página infeliz de nossa História seja, finalmente, virada.

 

Nesta edição da TRIBUNA, damos destaque, ainda, à inauguração da nova Central Telefônica integrada OAB/RJ-Caarj, que entrará em funcionamento no dia 15 de setembro. Haverá atendimento por telefone, e-mail, torpedo de voz, SMS e, mais tarde, chat, resolvendo, de forma definitiva, um problema que ocasionava justas reclamações dos advogados. Por isso, a Central foi escolhida como nossa matéria de capa.

 

Por fim, destacamos nesta TRIBUNA o lançamento da campanha Dignidade nos juizados, por melhorias nos juizados especiais - peças fundamentais para o bom funcionamento do Judiciário, hoje em estado deplorável.

 

Boa leitura a todos.


Abrir WhatsApp