03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Nova sala da OAB/RJ no plantão do TJ atende mais de 200 advogados durante o recesso

03/08/2018 - 21:04

Nova sala da OAB/RJ no plantão do TJ atende mais de 200 advogados durante o recesso

Inaugurada pela OAB/RJ no dia 14 de dezembro e muito elogiada pelos colegas que militam no Tribunal de Justiça (TJ), a sala da Seccional que funciona no plantão judiciário do Fórum, a mais nova entre as mais de 150 dependências implantadas desde 2007, atendeu cerca de 230 advogados no período de recesso do Judiciário, entre os dias 20 de dezembro e 7 de janeiro.

“Foi um número expressivo para o curto período em que o TJ permaneceu fechado. Somente no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, 34 advogados utilizaram o espaço”, relata a chefe da secretaria da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) da OAB/RJ, Lacy Tavares, responsável pela administração da sala.

O espaço funciona na entrada do TJ da Rua Dom Manuel durante as noites e as madrugadas, além de sábados, domingos e feriados, quando a sala da OAB no 3º andar do Fórum está fechada. A dependência dispõe de dois computadores ligados à internet, impressora, conexão wi-fi, certificação digital e, mais recentemente, serviço de fotocópia, um dos mais requisitados, de acordo com Lacy.

“A implantação desse serviço foi essencial porque durante a noite e a madrugada não existe nenhum lugar aberto onde se possa fazer cópia”, afirma. “Além disso”, completa, “a sala se tornou um verdadeiro refúgio para os advogados que utilizam o Fórum nesse período, quando o Centro do Rio fica completamente vazio e perigoso”.

Por contar com um funcionário de plantão que, além de tirar dúvidas sobre processo eletrônico, tem contato direto com a secretaria da Cdap, o serviço ainda pode facilitar o diálogo de advogados que trabalham à noite ou nos finais de semana com a comissão.

A sala ganhou o nome do jurista Antônio Evaristo de Moraes Filho, e foi entregue aos colegas dias antes do recesso de fim de ano, em cerimônia que teve a presença do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, da presidente da Cdap, Fernanda Tórtima, e do tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, além dos filhos do criminalista, Renato e Eduardo, e da viúva, Márcia Parente. Ao descerrar a placa alusiva, Wadih lembrou o esforço, desde o início do primeiro mandato, em qualificar os advogados e dar-lhes condições de trabalho mais confortáveis nas salas existentes no estado. “Nós encontramos esses espaços em condições muito precárias, e desde então conseguimos reformá-los e equipá-los por meio do projeto OAB Século 21, com a Caarj”, disse.


Abrir WhatsApp