03/08/2018 - 21:00

OAB/RJ e Caarj vão lembrar 30 anos da morte de Dona Lyda

03/08/2018 - 21:00

OAB/RJ e Caarj vão lembrar 30 anos da morte de Dona Lyda

Para lembrar os 30 anos do atentado que matou dona Lyda Monteiro, a OAB/RJ e a Caarj vão promover sessão solene e um ato público, ambos no dia 27 de agosto. Dona Lyda foi vítima de uma carta-bomba, em 1980, quando era secretária do então presidente do Conselho Federal da Ordem, Eduardo Seabra Fagundes, a quem a correspondência era endereçada.

A sessão solene acontecerá no auditório da Caarj, cuja sede é o mesmo prédio que abrigava a OAB Federal na década de 1980. O ato público se dará  em frente ao edifício (Av. Marechal Câmara, 210 - Castelo),  após a sessão.

A morte de dona Lyda tornou-se um símbolo da luta da OAB contra o arbítrio durante a ditadura militar. Em agosto de 2009, a Seccional inaugurou, na entrada do plenário, uma placa em tributo à ex-funcionária. De acordo com o presidente Wadih Damous, a OAB/RJ vai apresentar à Câmara Municipal um projeto para a mudança do nome da Av. Marechal Câmara (onde a sede da Seccional também está localizada) para Av. Lyda Monteiro.