03/08/2018 - 21:00

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Proger: advogados constatam redução no tempo de espera, mas querem filas menores

03/08/2018 - 21:00

Proger: advogados constatam redução no tempo de espera, mas querem filas menores

Proger: advogados constatam redução no tempo de espera, mas querem filas menores

 

Melhora se deu após OAB/RJ levar queixa dos colegas à direção do TJ

 

 

Amanda Lopes

 

O alarme sonoro localizado nas dependências do Protocolo Geral das Varas (Proger) do Tribunal de Justiça do Rio apita continuamente. A cada vez que o sinal é emitido, os advogados e estagiários que aguardam na fila são avisados de que mais um guichê de atendimento foi liberado. O toque mais constante do alarme já indica a mudança no tempo de espera. Mudança que os colegas confirmam: se antes aguardavam quase uma hora pelo atendimento, hoje esse período foi reduzido para cerca de 20 minutos, conforme relatou a maioria dos entrevistados pela reportagem da TRIBUNA em visita recente ao Fórum Central. A melhoria no serviço é indício de que as gestões da OAB/RJ junto à direção do TJ começam a fazer efeito.

 

"Perto do que víamos antes, o quadro é positivo", afirmou a estagiária Camila Martins Fonseca. Outro estagiário, Juan Victor Pires, também fez elogios: "Hoje fiquei um pouco mais de 15 minutos na fila. Achei muito rápido. Aparentemente, o Proger está funcionando melhor". No entanto, apesar do atendimento mais célere, as filas continuam grandes, especialmente às segundas e sextas-feiras no fim da tarde. "O Proger sempre está cheio, sabemos que a procura é muito grande. Às vezes, advogados vêm dar entrada em muitas petições e isso atrasa um pouco o andamento da fila", acrescentou Camila.

 

Para o advogado Aylson Manoel, ainda é preciso fazer mais. Segundo ele, mesmo com a redução no tempo de espera, enfrentar as filas do Protocolo ainda é uma tarefa exaustiva. "É muito boa a iniciativa da OAB/RJ de tentar resolver a situação e espero que tudo melhore em breve. Mas as filas continuam extensas e quem tem horário marcado para audiên-cias, por exemplo, tem que deixar a tarefa do Proger por último ou se atrasa para tudo. E como vamos explicar ao juiz que não chegamos a tempo por causa da fila? Ninguém entende. Infelizmente, ainda perdemos muito tempo aqui", observou ele.

 

Desde maio, a Seccional tem se empenhado para buscar junto à administração do Tribunal soluções para a situação do Proger. Após ter recebido inúmeras queixais por parte dos colegas, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, reuniu-se com o presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, para discutir as providências necessárias. No início de julho, em nova reunião com o presidente da Seccional, Zveiter afirmou que mais serventuários foram alocados para fazer o atendimento e as melhorias já podiam ser sentidas.

 

Enquanto a situação no Proger se normaliza, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, lembra aos colegas que é possível protocolar petições nos fóruns regionais. "Em todos os fóruns regionais, pode-se protocolar praticamente todas as petições que são encaminhadas ao Proger do Fórum Central, à exceção de algumas peças destinadas a instâncias superiores", disse ele, acrescentando que já existem protocolos nas áreas de concentração de escritórios fora do Centro - como Bangu, Barra da Tijuca, Madureira, Jacarepaguá, Méier, Campo Grande, Leopoldina e Ilha do Governador. Além disso, os advogados dispõem agora de um e-mail especial criado pela Seccional para receber reclamações e sugestões sobre o Protocolo. O endereço para envio de mensagens é [email protected] .


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