03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Com transferência definitiva, Caarj garante continuidade do atendimento médico da Unimed

03/08/2018 - 21:00

Com transferência definitiva, Caarj garante continuidade do atendimento médico da Unimed

Com transferência definitiva, Caarj garante continuidade do atendimento médico da Unimed

 

Medida atende determinação da ANS e está respaldada pelo expressivo apoio dos advogados ao novo modelo de gestão

 

 

Para atender determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e contando com o respaldo da categoria, a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) decidiu transferir de vez sua carteira de beneficiários em saúde para a iniciativa privada, avançando no aperfeiçoamento da gestão profissionalizada iniciada com a parceria, há dois anos, com a Unimed, e aprovada por 81% da categoria, segundo pesquisa do Ibope.

 

"Nosso desejo é dar segurança e tranquilidade aos advogados que confiaram nesta gestão e aprovaram o saneamento financeiro e administrativo da Caixa empreendido desde o início. Estamos regularizando o Plano de Recuperação da Caarj junto à ANS e, para ficarmos em conformidade às regras da Agência, resolvemos abandonar, definitivamente, o sistema de autogestão, um modelo ultrapassado e altamente deficitário que tantos prejuízos já causou", afirma o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz. Ele diz sonhar com o dia em que a Caixa finalmente poderá quitar as dívidas herdadas de administrações anteriores e, assim, dar baixa na inscrição do plano de autogestão na ANS.

 

Aprovada por unanimidade pelo Conselho da OAB/RJ e pelas diretorias da Seccional e da Caarj, a mudança definitiva de modelo foi decidida a partir da exigência da ANS de que a Caixa optasse por um só sistema de gestão, informa Felipe. "Nas eleições do ano passado, os colegas reiteraram seu apoio ao novo modelo e a recusa ao anterior, que ajudou a transformar a Caarj em uma entidade deficitária e não cumpridora de seus deveres", completa.

 

O antigo Plasc, plano deficitário e foco de numerosos e onerosos processos judiciais, foi substituído em 2008, quando o plano da Unimed passou a cuidar de 55 mil usuários. A medida assegurou assistência de qualidade aos advogados, que sofriam com a recusa de atendimento por parte de médicos credenciados e hospitais, inclusive correndo risco de morte.

 

"Com a parceria, foi decuplicada a rede médica e hospitalar disponível e ganhou-se mais qualidade", lembra Felipe. Para aumentar as opções para os advogados, a Caarj tomou a iniciativa de comercializar novos planos junto a outras operadoras, como a Golden Cross e a SulAmerica. Em abril deste ano, pleiteou a prorrogação do Plano de Recuperação até 2011, visando adequar-se às normas da ANS.

 

 

Concad também defende gestão profissional

 

Coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Arnaldo Guimarães, presidente da instituição no Rio Grande do Sul, é enfático ao condenar o modelo de autogestão - praticamente extinto no país - e defender a administração privada dos planos de saúde. "Não podemos brincar com a saúde dos advogados e nem com a instituição, tampouco criar dúvidas na categoria quanto à segurança administrativa", diz.

 

Ele salienta que, antes da criação do antigo INPS, em 1967, as caixas recebiam 50% das anuidades das respectivas seccionais, percentual que caiu para 20% a partir de então. "Alguns estados quiseram oferecer planos de saúde, mas esse patrocínio mostrou-se impossível, até porque é um trabalho estranho à nossa atividade profissional. Foi um caos no país inteiro, nenhum deu certo". Guimarães conta que a Concad está auxiliando todas as caixas, junto à ANS, em seus processos para sair do modelo de autogestão e deixar para a iniciativa privada especializada a oferta e gerenciamento de planos de saúde. "Nosso foco deve estar voltado à implantação de qualidade total nos serviços inerentes às caixas", ressalta.

 

 

Caixa promove curso de informática específico para a terceira idade

 

Para auxiliar na inserção dos advogados da terceira idade na vida digital, melhorando as condições de comunicação e interatividade social, a Caarj está promovendo um curso de informática especialmente voltado para esse público. As aulas obedecem a um método especial de ensino, que possibilita que os alunos ganhem progressivamente confiança no manuseio da internet e das redes sociais. Há turmas em diversos horários. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2544-9506 e 2277-2351.

 


Abrir WhatsApp