03/08/2018 - 21:00

Wadih leva reivindicações ao TRT e cobra respostas

03/08/2018 - 21:00

Wadih leva reivindicações ao TRT e cobra respostas

Vinte propostas e reivindicações para tentarsanar os problemas e melhorar o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região foram entregues no dia 8 de julho pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ao presidente do TRT-1, desembargador Aloysio Santos. A questão mais premente, alvo da maioria das queixas dos advogados, continua sendo o sistema de acompanhamento processual SAPWeb.

Wadih pediu ao presidente do tribunal "uma resposta consistente para os problemas que continuam sem perspectiva de solução, como o SAPWeb". Acompanhado do presidente da Comissão de Justiça do Trabalho, Ricardo Menezes; do ouvidor da Seccional, Álvaro Quintão, e do presidente do Sindicato dos Advogados, Sérgio Batalha, o dirigente da OAB/RJ disse que os profissionais da área trabalhista têm cobrado providências à Ordem, embora não seja possível à instituição resolver questões pertinentes ao funcionamento do Judiciário. "Então, solicitamos que o senhor, presidente, nos responda, para transmitirmos aos colegas", disse Wadih, dirigindo-se a Aloysio Santos e entregando a pauta com as reivindicações.

O presidente do TRT-1 disse que vai "mandar investigar" porque o SAPWeb piorou, como foi relatado. "Nós havíamos tomado algumas medidas que melhoraram o funcionamento, mas se agora está ruim novamente, vamos ver o que está acontecendo", prometeu, ao tomar conhecimento de que o sistema é instável e cai a todo momento, e que o andamento está extremamente prejudicado.

Wadih reafirmou que a Seccional está disposta a colaborar com a direção do TRT-1 para a solução dos problemas que travam o funcionamento da Justiça do Trabalho no Rio. Aloysio Santos informou que analisaria a pauta e despacharia as solicitações aos setores correspondentes.

Além do SAPWeb, algumas outras questões levadas à presidência do tribunal são o pedido de ampliação do horário de atendimento, começando às 8h e encerrando-se às 18h, instalação de protocolos integrados em Campo Grande, Bangu e outras regiões que tenham grande número de processos e liberação de uma sala para a OAB/RJ no prédio da Avenida Antonio Carlos.

A luta por melhorias no Judiciário Trabalhista foi intensificada pela Seccional desde a criação da Comissão da Justiça do Trabalho, empossada no dia 17 de junho em cerimônia que reuniu mais de 500 pessoas na sede. Ao designar Ricardo Menezes para a coordenação do grupo, o presidente da Ordem disse que, apesar de continuar disponível para colaborar na busca de soluções para os problemas, a paciência está "se esgotando" com a falta de perspectivas. "Se não houver resposta satisfatória e solução rápida para os problemas enfrentados pelos advogados na Justiça Trabalhista do Rio de Janeiro, a OAB/RJ vai acionar o Conselho Nacional de Justiça e requerer providências", alertou Wadih na ocasião.

Confira as 20 propostas da OAB/RJ no Portal da Seccional: www.oabrj.org.br.