03/08/2018 - 21:03

COMPARTILHE

Pleito antigo da OAB/RJ, protocolo único agilizará o serviço da Justiça do Trabalho

03/08/2018 - 21:03

Pleito antigo da OAB/RJ, protocolo único agilizará o serviço da Justiça do Trabalho

Os advogados trabalhistas da capital agora podem devolver processos em um único local. Atendendo a um antigo pleito da OAB/RJ, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) inaugurou, no dia 7 de outubro, o Protocolo da Justiça do Trabalho, que evita a locomoção dos colegas às 82 varas da comarca.

A medida pretende diminuir as filas nos balcões das unidades e nos elevadores, gerando mais conforto e agilizando o trabalho dos advogados. Além disso, o protocolo pode ser usado para a entrega de petições, quando estiverem vinculadas ao processo a ser devolvido ou protocoladas paralelamente a um processo a ser entregue. O serviço já existiu na Justiça do Trabalho, mas foi extinto em 2006 devido ao aumento do número de varas na capital e à falta de estrutura para a demanda.

“Um local para a devolução dos autos é um anseio antigo da OAB/RJ, que não se aquietava com o exaustivo trabalho dos colegas de ir e vir às varas onde seus processos corriam. Há cinco anos lutávamos pela reativação desse serviço”, comemorou o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da Seccional, Ricardo Menezes, que representou a Ordem na solenidade.

Ricardo elogiou a atual gestão do TRT-1, que, segundo ele, vem mantendo um ótimo diálogo com a comissão, a fim de atender melhor os colegas. “Tenho certeza de que, em breve, este tribunal vai corresponder às expectativas de todos que buscam uma Justiça mais dinâmica e compatível com a era de tecnologia e informatização”, declarou.

O diretor do fórum da Rua do Lavradio, juiz Maurício Pizarro Drummond, destacou, em seu discurso, o trabalho da CJT. Ele disse que o protocolo único diminuirá o fluxo no prédio, por onde circulam atualmente cerca de 12 mil pessoas por dia, e, consequentemente, o tempo de espera para atendimento nas varas.

A importância de um trabalho conjunto para a implantação do espaço foi ressaltada pelo vice-presidente do TRT-1, desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, que afirmou que a atual gestão apenas continuou um sonho antigo ao entregar a obra.

O Protocolo da Justiça do Trabalho funciona das 10h às 17h, no prédio anexo ao fórum da Rua do Lavradio, na Lapa.


Abrir WhatsApp