03/08/2018 - 21:03

Estande do Rio, ponto de encontro entre advogados de todo o Brasil

03/08/2018 - 21:03

Estande do Rio, ponto de encontro entre advogados de todo o Brasil

Nos quatro dias do evento, o estande da OAB/RJ na XXI Conferência se transformou em ponto de encontro para advogados de todo o país. A programação visual do estande lembrava juristas que, tendo migrado de outros estados, fizeram do Rio de Janeiro o palco de suas carreiras e de sua história. “Criamos esse espaço com a intenção de integrar os colegas advogados usando algumas características do nosso estado”, afirmou o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, na inauguração.

Felipe lembrou alguns pontos marcantes da trajetória da OAB/RJ na luta pela democracia, um dos temas da conferência, e citou a recente criação da Comissão da Verdade. “Essa comissão desempenhará um papel importante para o país. A Ordem foi a principal questionadora do período da ditadura e não pode descansar nos tempos de democracia”, discursou, sublinhando a que a Seccional do Rio ajudou a impulsionar os debates pela abertura de arquivos.

Representando o presidente da Seccional, Wadih Damous, o vice-presidente Sérgio Fisher ressaltou que o estande fazia referência à alegria do povo do Rio, formado pela mistura de culturas e gêneros: “O Rio tem um pouco de tudo do Brasil. E uma mistura que dá um charme diferente”.

A boa receptividade foi expressa pelos visitantes do espaço, como destacou o advogado capixaba Andre Carvalho Lemos: “As mesas e os painéis criam uma integração e garantem o clima de alegria que o Rio tem”. Para a amazonense Tatiana Dallagnol, o ambiente descontraído e o tratamento dispensado valorizaram o espaço. “É bom relaxar em um local agradável entre uma e outra palestra. O estande do Rio é o melhor do evento”, resumiu.

O estande ofereceu aulas de certificação digital e sediou o lançamento do livro Os fantasmas da cidade, do expresidente do Conselho Federal Herman Assis Baeta, que autografou exemplares por quase três horas. Também visitaram o espaço a ministra do Tribunal Superior de Trabalho Delaíde Miranda e o ex-presidente do Conselho Federal Cezar Britto. Ele foi recebido pela presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/RJ (CDTI), Ana Amélia Menna Barreto, a quem entregou um exemplar do livro Almas livres, corpos libertos, que acaba de lançar.