09/02/2015 - 15:48

Casas do advogado realizam mais de 120 mil atendimentos em 2014

09/02/2015 - 15:48

Casas do advogado realizam mais de 120 mil atendimentos em 2014

Inaugurada em fevereiro de 2014, a Casa do Advogado Celso Fontenelle, que funciona ao lado do Fórum Central, completa um ano tendo realizado mais de 28 mil atendimentos. Somados aos 95.044 que a Casa do Advogado Paulo Saboya, inaugurada em 2012 perto do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), atingiu neste último ano, a OAB/RJ encerrou 2014 tendo realizado mais de 120 mil atendimentos com esse modelo de estrutura de apoio aos colegas.

“Com a inclusão digital, sabemos que o advogado se ampara na Ordem. E se a OAB/RJ não tivesse investido pesadamente nesse apoio, a situação com a migração para o processo eletrônico seria muito mais complicada do que já tem sido para os profissionais. Em vista dessa demanda, pensamos em um modelo que deu certo. As dificuldades são muitas e, diante delas, priorizamos nesses espaços a boa prestação de serviços aos colegas”, ressalta o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

De fevereiro a dezembro, a unidade Celso Fontenelle teve 4.744 usuários no serviço de Central de Atendimento ao Advogado, 7.299 utilizações dos escritórios compartilhados e da sala de reunião, 1.891 usuários dos guarda-volumes e 14.460 acessos aos computadores e/ou atendimento ao Processo Judicial eletrônico (PJe), o mais requisitado nas salas da Ordem – principalmente após a obrigatoriedade do uso do sistema.

Com isso, a Casa Paulo Saboya, que já sediou também cursos e eventos da OAB/RJ sobre o tema, teve recorde de utilizações de seus computadores e de esclarecimentos de dúvidas sobre o PJe em 2014: 91.203, mais do que o dobro do ano anterior, quando atendimentos desse tipo tinham somado 43.479.
Nesta unidade, os escritórios compartilhados e a sala de reunião foram utilizados 1.813 vezes no ano passado e o serviço de guarda-volumes, 2.028.

Para o coordenador da Casa Paulo Saboya, Walter Godoy, o aumento do número de frequentadores se deu pela confiança nos serviços prestados no espaço: “Com o PJe na Justiça do Trabalho, em média oito mil advogados frequentam o local mensalmente. Temos um setor especifico de atendimento para esse sistema, com nove computadores apenas para envio de petições e atenção personalizada para que o advogado possa peticionar suas peças nas justiças federal e estadual”.