09/02/2015 - 16:09

Investigação dos crimes da escravidão negra e debate sobre reparação

09/02/2015 - 16:09

Investigação dos crimes da escravidão negra e debate sobre reparação

Em 2014, a Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB/RJ esteve no centro do debate sobre a criação de uma comissão para investigar crimes da escravidão negra. Apoiou a instituição de um núcleo no âmbito da OAB Nacional e, em ato realizado no dia 25 de novembro na Seccional, divulgou o ofício que o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado, encaminhara ao governo federal sugerindo a criação da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra, nos moldes da Comissão Nacional da Verdade.
O presidente da CIR, Marcelo Dias, que está à frente do grupo desde a sua criação, em março de 2010, ressalta o trabalho permanente para sensibilizar e engajar cada vez mais colegas na luta pelos direitos humanos do negro na sociedade. “Levamos para a Conferência Nacional da OAB a discussão sobre a criação da Comissão da Verdade para a Escravidão Negra em nosso país, e a necessidade de reparação humanitária e histórica para o povo negro”, lembra.

Os membros da CIR reúnem-se todo mês, e além de participar de eventos e atividades, na Ordem e externamente, apoiam vítimas e orientam diversos casos de injúria racial e racismo que chegam à Seccional. “Nosso principal objetivo, que felizmente temos alcançado, é engajar a OAB/RJ na luta do povo negro contra o racismo fortemente presente na sociedade fluminense e brasileira”, ressalta Dias.