09/02/2015 - 16:10

COMPARTILHE

Livros do Mês

09/02/2015 - 16:10

Livros do Mês

Temas avançados de Direito
A obra fomenta, de forma interdisciplinar, reflexões sobre indagações nascidas das transformações no cenário jurídico contemporâneo, entre elas, as repercussões do Direito Civil e Processual Civil em seus campos de influência, como família, propriedade e relações contratuais. De autoria de Rogério Borba, o livro é da editora Lei Nova. Mais informações no site www.leinova.com.br
 
Direito Constitucional econômico
De forma didática, o livro trata da intervenção do Estado na economia, seu poder de polícia, as empresas estatais, o monopólio e o fomento público e a regulação da atividade econômica. Frente aos exemplos, o autor, José Vicente Santos de Mendonça, apresenta duas propostas pensadas à luz dos princípios do pragmatismo e da razão pública. Da editora Forum. Mais informações no site www.editoraforum.com ou pelo telefone (31) 2121-4900.
 
Coleção Corrupção no mundo - 5 volumes
Contendo cinco volumes, a coletânia do professor Judivan J. Vieira analisa as várias perspectivas da corrupção, desde como ela atrasa o desenvolvimento de países não hegemônicos até como atemoriza as nações desenvolvidas. No último livro da coleção, o autor dá sua sugestão para o combate do que ele chama de “doença da alma, que impede a realização do bem estar social e nos relega viver em democracias formais”. Da editora Thesaurus. Mais informações no site www.thesaurus.com.br ou pelo telefone (61) 3344-3738.
 
Tutela antecipada em revisão criminal
A obra demonstra a viabilidade da aplicação da tutela antecipada, instituto legalmente previsto e utilizado na esfera processual civil, também na esfera criminal. Para isso, o autor Fabiano Pimentel utiliza a analogia como forma de integração desta lacuna no Código de Processo Penal. O livro é da editora Consulex. Mais informações no site www.consulex.com.br ou pelo telefone (61) 2104-1277.
 
Patrimônio, ambiente e sociedade
O livro é fruto de um processo de intercâmbio entre grupos de estudo de universidades e entidades de pesquisa e trata dos novos desafios espaciais decorrentes das transformações sofridas em termos de patrimônio, ambiente e sociedade. Organizada por Rosângela Lunardelli Cavallazzi e Rodrigo Cury Paraizo, a obra foi publicada pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, o Prourb. Mais informações no site www.prourb2.fau.ufrj.br.
 
Trabalho, família e gênero
A obra trata dos impactos dos direitos do trabalho e da educação infantil, expondo o conflito entre trabalho e responsabilidades familiares. Adepta da crítica feminista à separação entre as esferas da produção e da reprodução social, a autora, Andréa de Sousa Gama, discute como a feminização do mercado coincidiu com a transformação da organização do trabalho e da produção. A obra é da editora Cortez. Mais informações no site www.cortezeditora.com.br ou pelo telefone (11) 3611-9616.
 
O conceito de insumo no PIS/Cofins
Neste livro, o autor Janssen Murayama trata de um tema complexo e novo: o conceito de insumo para fins de creditamento da contribuição ao PIS e da Cofins, apresentando como fio condutor o conceito de insumo. A obra é da Lumen Juris. Mais informações no site www.lumenjuris.com.br ou pelo telefone (21) 2224-0305.

Ebooks

(trans)modernidade e mediação de conflitos
Na obra, Rafael Mendonça procura na mediação um caminho democrático para a superação de problemas na jurisdição ordinária. Analisando a partir da multidisciplinaridade, o autor ressalta peculiaridades do conflito e suas potencialidades, demonstrando sua visão de que o engajamento social é uma ação inovadora. O livro é da editora KBR Digital. Vendas no link http://goo.gl/BkJCX8

Controle interno
Coordenada por Marcus Vinicius de Azevedo Braga, a obra reúne profissionais de controle interno que se aventuraram em algum momento na seara acadêmica, na busca de fortalecer a pesquisa na área de controle em suas diversas matizes. O fruto de suas reflexões aparece sintetizado em cada um desses 11 artigos, que cuidam dos tópicos clássicos do controle interno relacionados a gestão pública. O livro é da editora Forum. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/8gzrZA

Livro de cabeceira

Gustavo da Rocha Schmidt*

The nine – Inside the secret world of the Supreme Court
Um dos meus livros de cabeceira é o The nine – Inside the secret world of the Supreme Court, escrito por Jeffrey Toobin, analista da CNN e da revista The New Yorker. É um livro que nos leva para o seio do mais importante tribunal dos Estados Unidos, a Suprema Corte. Baseado em entrevistas com juízes e na própria história da corte, revela a complexa dinâmica desta instituição e das nove pessoas que decidem sobre as leis daquele país. A narrativa enfoca um importante momento de transição na mais alta corte estadunidense, perpassando temas como aborto, direitos civis e a relação entre o Estado e a Igreja. Apesar de tratar dos bastidores do tribunal americano, não é uma obra jurídica. É leitura interessante para advogados, principalmente para aqueles que pretendem atuar nos tribunais superiores, onde a estratégia a ser adotada pode ser o divisor de águas para o sucesso na causa.

*Presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
 

Abrir WhatsApp