28/11/2012 - 15:02

Cursos presenciais e telepresenciais capacitam 800 colegas em um mês

O itocentos advogados foram capacitados em um mês graças aos cursos presenciais e telepresenciais promovidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), que inaugurou a maior rede de ensino jurídico telepresencial do estado, com 42 pontos de recepção, distribuídos nas subseções do interior e na sede da OAB/RJ. A iniciativa abriu um leque de opções de aperfeiçoamento profissional, além de servir às aulas de certificação digital transmitidas via satélite.
 
A expectativa do diretor-geral da ESA, Renan Aguiar, é, em breve, atender a todas as subseções na estruturação necessária para recepção das aulas telepresenciais, ministradas por professores renomados e que possibilitam a interação do aluno. Segundo ele, até o final do ano, serão 51 salas preparadas.
 
A agenda de outubro começou com os cursos de Direitos Humanos, dia 2, e de Direitos da personalidade e direitos reprodutivos, dia 4, com aula presencial gratuita na Seccional transmitida para os demais pontos no estado.
 
A boa aceitação dos telepresenciais no seu primeiro mês foi referendada pelos colegas ouvidos pela equipe de reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL. “Em princípio esse tipo de curso se mostrou muito bom. Espero que a Ordem continue com essa iniciativa, que beneficia principalmente os advogados do interior”, disse João Batista Lima, que participou do Congresso de Direito do Patrimônio Genético na subseção de Bom Jesus do Itabapoana, no dia 31 de agosto.
 
Para David Diniz Moreira, que participou em Paraty, dia 17 de setembro, da aula sobre propaganda eleitoral na internet, “o curso é muito bom, ainda mais para quem está afastado da capital”, e o projeto “é de grande valia para a qualificação profissional”.
 
A advogada Raquel Denardin também avaliou positivamente a iniciativa. Ela participou no dia 20 de setembro de uma das aulas do ciclo de palestras de Gestão de escritórios.“Acredito que a OAB está dando um passo muito importante, acompanhando a tendência dos cursos jurídicos online. Isso, somado aos conteúdos abordados, aproxima as informações e os professores dos advogados. Atualmente, há dificuldade de bons professores virem até a Baixada e assim eles vêm até nós por meio do telepresencial. Acho super-positiva a ideia e penso que é um avanço importante”, disse ela.
 
“Mais uma vez a Seccional inova, com um projeto que atende completamente os anseios dos advogados. Antigamente, para se formar e se informar, o colega necessitava ir à capital. A OAB/RJ inverteu esse processo, levando o conhecimento e a informação para o local de trabalho do advogado. Isso é de fundamental importância porque vai possibilitar que todos os colegas, nos seus municípios, tenham formação mais completa, endossou o secretário-geral da OAB/Nova Iguaçu, Leandro Aresta.
 
A programação completa dos cursos presenciais e os locais de recepção dos telepresenciais estão no site www.oabrj.org.br. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2097. Confira abaixo os temas de outubro.
 
Programação
 
11/10 - Relações homoafetivas
16/10 - Direito de acessibilidade
23/10 - Direito à educação
30/10 - Relações de gênero
 

Abrir WhatsApp