10/06/2013 - 12:09

Em ação das subseções e da Caarj, moradores fizeram exames e tiraram documentos

A 1ª Ação Global da Zona Oeste, promovida pelas subseções de Campo Grande, Bangu, Santa Cruz e Barra da Tijuca em parceria com a Caarj, aconteceu no dia 19 de maio na Praça Álvaro Araújo Salazar, Reta do João XXIII, em Santa Cruz. Ao todo, foram mais de 500 carteiras de identidade expedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) e cerca de 80 atendimentos médicos, entre aferição de pressão arterial e exames odontológico e de glicose, feitos gratuitamente pela equipe do projeto Saúde itinerante, da Caarj.

De acordo com o presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, levar serviços às comunidades carentes onde o Poder Público falha faz parte das orientações da atual administração da Ordem. “Incluir a OAB nos assuntos da comunidade é muito importante. É um projeto iniciado na gestão de Wadih Damous, com resgate da dignidade dos advogados e da população, e que ganha ainda mais força nesta etapa comandada por Felipe Santa Cruz”, afirmou.

Segundo Mauro, as subseções irão dar sequência ao projeto. “Em reunião, decidimos que o primeiro local a ser beneficiado seria Santa Cruz. A ideia agora é levarmos a ação social a outras comunidades necessitadas”, explicou.

Para o presidente da OAB/Santa Cruz, Milton Ottan, o entrosamento entre as subseções vai ajudar a desenvolver o trabalho. “A Zona Oeste é muito carente. Por isso, decidimos implantar esse projeto que com certeza contribuirá para a população”, declarou. Ronaldo Barros, da OAB/Bangu, concorda. “Conhecemos os problemas da região e podemos discutir juntos o que a Ordem pode fazer para ajudar”, disse ele.

Presidente da Caarj, Marcello Oliveira explica que a intenção da Caixa é investir cada vez mais na área social. “Após a modernização das salas de advogados, queremos ir adiante e conhecer as condições dos colegas para além da porta do escritório. Essas condições sociais interferem muito no dia a dia profissional”, salientou.

População agradecida

A ação social beneficiou moradores como Antônio Dionísio Pitoresco, 74 anos, e sua esposa, Márcia Balbino Ferreira, 50 anos. Dionísio, além de checar a pressão arterial e a glicose, tirou dúvidas sobre seus direitos como consumidor. Enquanto isso, Márcia aproveitou o posto do Detran, instalado em sua porta, e providenciou os documentos da filha caçula.

Os dois, que têm uma ligação antiga com a comunidade, agradeceram o auxílio das subseções. “Nossa comunidade é muito carente de serviços. A praça só tem brinquedos porque há dez anos eu decidi construí-los. Se eu não faço a manutenção, as crianças ficam sem brincar. Estamos abandonados aqui. Ainda bem que podemos contar com projetos como o que a OAB realiza hoje”, declarou Dionísio.

Como forma de demonstrar gratidão, Márcia se ofereceu para cozinhar para os voluntários que trabalharam na campanha. Foi ela a responsável por organizar e servir o almoço para a equipe. “É minha forma de agradecer pelos serviços que estamos recebendo”, disse. Os mantimentos usados no almoço foram doados pelas subseções.

Também participaram da ação a Fundação Leão XIII, a Prefeitura, a Subprefeitura da Zona Oeste, o Procon, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Ueso), a Coordenadoria Regional de Educação, a Associação Comercial de Campo Grande, e as empresas Embelleze e Guaracamp.