28/11/2012 - 15:02

Após reformas, subseções são reabertas para advogados

Sala da ESA é a novidade em Magé

A sala da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/Magé, que funcionava no anexo da Câmara Municipal, agora está mais perto dos advogados: na sede da subseção, reinaugurada em 31 de maio. “A OAB não pode viver de favor, por mais gentil que este seja. Ter um local para a ESA, desatrelado de qualquer outra instituição, é uma conquista para a advocacia da cidade”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na cerimônia.

A OAB/Magé, localizada anteriormente na Rua Domingos Bellizze, 250, no centro, agora funciona no prédio que abrigava o Núcleo de Apoio aos Advogados, no número 155 da mesma rua. O núcleo foi transferido para o prédio da subseção. “Esta mudança nos garantiu uma sede ampla, com espaço  para a administração, o gabinete da Diretoria e, finalmente, nosso auditório, que tem capacidade para 70 pessoas”, detalhou o presidente da subseção, Sérgio Ricardo da Silva.

Vale lembrar que o auditório já está equipado para transmitir os cursos telepresenciais, que devem ser promovidos pela Seccional no segundo semestre. “É mais um avanço desta gestão na luta pela equiparação da advocacia do estado. Sabemos das dificuldades de colegas nas comarcas mais distantes da capital. O projeto telepresencial será mais um aliado para eliminar esse abismo”, disse Wadih.

Estiveram presentes o secretário de Fazenda de Magé, Dimas de Andrade Pinto; os tesoureiros da OAB/RJ e da Caarj, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes; o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; os presidentes das subseções de São Gonçalo, Leopoldina e Bangu, José Luiz Muniz, Frederico Mendes e Ronaldo Barros, respectivamente; e o vice-presidente da OAB/Teresópolis, Rodrigo Ferreira.

Sede está mais estruturada em São Pedro da Aldeia

Escritórios compartilhados, sala de reunião, auditório preparado para os cursos telepresenciais, piso trocado. Estas são algumas das novidades da OAB/São Pedro da Aldeia, reinaugurada no dia 24 de maio após passar pela reforma do projeto OAB Século 21.

“Quando estive aqui pela primeira vez, encontrei uma sede obsoleta e mal conservada. Hoje, tenho a honra de reinaugurar instalações dignas, com serviços úteis e imprescindíveis. Fazendo isso, não beneficiamos somente advogados, mas toda a sociedade, que encontra uma advocacia fortalecida para defender seus direitos”, declarou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, lembrando o trabalho desenvolvido ao longo de sua gestão.

“Agora que se aproxima o desfecho da minha passagem pela Seccional, vejo que nenhum advogado sente-se acuado diante da prepotência e dos desmandos de alguns setores do Judiciário. Tenho orgulho de ter ajudado a devolver essa dignidade”, acrescentou.

Para o presidente da subseção, Júlio Cesar Pereira, “esta gestão da OAB/RJ mudou a realidade dos advogados”. “Espero que, com nossa sede mais estruturada, os colegas façam jus às melhorias e utilizem-nas em nome da Justiça e do Direito”, disse ele.

Também presente, o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, explicou que todas as modificações feitas nas subseções têm como objetivo “homogeneizar a advocacia no estado”. “Não pode haver diferenças na qualificação e nos benefícios entre os advogados do interior e da capital”, ressaltou Felipe.

Participaram da inauguração os tesoureiros da OAB/RJ e da Caarj, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes; o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; e os presidentes das subseções de Araruama e da Barra da Tijuca, Ademário Gonçalves e Luciano Bandeira.