28/11/2012 - 15:02

Presidentes de Belford Roxo e Queimados querem varas do trabalho independentes

A necessidade de criação de varas do Trabalho em Belford Roxo e Queimados foi pauta em duas reuniões realizadas entre os presidentes das respectivas subseções, Abelardo Tenório e José Bôfim, o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RJ, Ricardo Menezes, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, e o vice, desembargador Carlos Alberto Drummond, nos dias 29 de maio e 4 de junho, respectivamente.

Atualmente, os processos trabalhistas das duas cidades tramitam nas seis varas do trabalho de Nova Iguaçu. Para Tenório, isso dificulta o trabalho dos advogados e o acesso dos moradores à Justiça. “A população precisa percorrer quilômetros para ter direito à prestação jurisdicional”, criticou.  

Na opinião dele, outro fator merece ser observado: o crescimento econômico. “De dois anos para cá, Belford Roxo vivencia um boom de construções. São shoppings, empreendimentos imobiliários e industriais. Tudo isso se reflete diretamente no Judiciário”, analisou Tenório.
 
“Reconhecemos que o deslocamento é complicado, especialmente para os jurisdicionados, e vamos fazer o possível para melhorar isso”, afirmou Sallaberry. “Nossa vontade é resolver o problema. A justiça tem que estar onde o jurisdicionado está”, completou a desembargadora.
 
Em Queimados, o cenário é parecido. De acordo com Bôfim, são mais de 30 indústrias em funcionamento, gerando cada uma cerca de 800 empregos. “Ainda temos a previsão de instalação de mais 14 empresas na cidade. A demanda para a Justiça do Trabalho é grande e aumenta cada vez mais” afirmou.

Para facilitar a criação da vara, a Prefeitura de Queimados já ofereceu uma área pertencente ao município. O próximo passo agora é a aprovação do Órgão Especial do TRT-1. “Foram criadas duas varas para a Baixada Fluminense. A idéia inicial era colocar as serventias em Nova Iguaçu, mas estamos estudando a possibilidade de levar uma delas para Queimados. Com isso, Paracambi e Japeri também seriam beneficidas”, explicou Drummond.

Abrir WhatsApp