28/11/2012 - 15:02

Ophir lança Caravana Nacional das Prerrogativas na subseção

A luta pela garantia dos direitos dos advogados ganhou ainda mais força com o lançamento da Caravana Nacional das Prerrogativas, no dia 9 de setembro, na OAB/Barra da Tijuca. Idealizado pelo Conselho Federal, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento da situação da classe, ouvir os colegas e mapear os principais problemas enfrentados no exercício da profissão.

Abrindo o evento, o presidente da OAB Federal, Ophir Cavalcante, afirmou que o reconhecimento do trabalho da advocacia pela sociedade vem, também, do histórico de combatividade. “Somos respeitados por nosso empenho em manter o estado democrático de direito e por defendermos as garantias fundamentais de todo indivíduo”, disse.

Na visão dele, a caravana vem mostrar, mais uma vez, que o Conselho Federal está ao lado não só da classe, mas da população. “Queremos cada vez mais afirmar o compromisso com a luta intransigente pelas prerrogativas e firmar isto como uma bandeira permanente da Ordem. Prerrogativa não é privilégio, mas uma necessidade, principalmente, ao cidadão”, completou.

Para o presidente da OAB/Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, sem o respeito às prerrogativas, os advogados ficam desprovidos dos elementos básicos para o exercício da profissão. “As prerrogativas são os direitos mais básicos dos advogados. Esta campanha é o início de mais uma luta pela efetividade de nossos direitos. É um novo momento de debate sobre os abusos cometidos contra a classe”, discursou.

Ter uma Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) atuante é, segundo o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, uma alternativa para coibir tais abusos. “Um dos maiores méritos da atual gestão foi ter constituído uma Cdap forte, que cumpre totalmente com seus princípios e é um modelo de competência e de como devem se portar os dirigentes da Ordem. Ela recebe inúmeras reclamações e busca meios para resolver os problemas”, enfatizou.

Também estiveram presentes os presidentes das subseções da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; da Leopoldina, Frederico Mendes; do Méier, Humberto Cairo; da Pavuna, Antônio Carlos Faria, além de um representante da OAB/Madureira/ Jacarepaguá.