28/11/2012 - 15:02

Presidente de Duque de Caxias defende municipalização das redes de água e esgoto

O presidente da OAB/Duque de Caxias, Geraldo Menezes, participou de dois eventos sobre sustentabilidade nos dias 3 e 10 de outubro, realizados no Rotary Club e na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), respectivamente.

Em ambas as oportunidades, Menezes defendeu a promoção de iniciativas para melhorar o saneamento básico no município. De acordo com um ranking divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, a cidade ocupa o quarto lugar dos piores sistemas de água e esgoto do Brasil. “Sou defensor da municipalização do sistema, que atualmente é administrado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a Cedae, como alternativa para enfrentarmos o desafio de melhorar a situação”, disse.

Para o presidente, é importante que o saneamento seja visto como política social. “As cidades que conseguiram transferir a responsabilidade sobre os sistemas de saneamento para os governos municipais, aumentaram bastante a qualidade do serviço. No Estado do Rio, Petrópolis e Niterói são bons exemplos disso”, declarou. “Esta é uma questão de aprimoramento da cidadania, com a qual a Ordem tem o compromisso de contribuir”, acrescentou Menezes.